Febratex GroupSem categoria Softwares têxteis: saiba como tornar o processo produtivo mais inteligente!6 min read

Softwares têxteis: saiba como tornar o processo produtivo mais inteligente!6 min read

Softwares têxteis são ferramentas importantes e nem sempre são consideradas durante os investimentos nesse setor. Contudo, desde o surgimento da indústria 4.0, essas soluções vêm sendo aplicadas, mesmo que com certa resistência. 

Isso se dá ao fato de serem instrumentos complementares às máquinas têxteis, colaborando com análises assertivas e precisas. Assim, permite a construção de uma gestão orientada por dados e capaz de tomar decisões mais estratégicas. 

Para entender mais sobre a importância de um software para indústria têxtil, continue a leitura. 

Neste texto reunimos os impactos do mesmo na produtividade e eficiência da produção, bem como listamos algumas das principais ferramentas da área. Confira a seguir!

Por que investir em softwares têxteis?

Os softwares têxteis são indispensáveis para a produção, assim como a mão de obra, máquinas, equipamentos tecnológicos e os insumos. 

Sem essas ferramentas, toda a operação é realizada com base em suposições e pressuposições.  
Os softwares para a indústria têxtil garantem o estudo e a análise completa das atividades. O que facilita a previsão de cenários e garante a antecipação de problemas, evitando que virem grandes prejuízos futuros. Até porque, em média, o volume de produção têxtil chega a 2,16 milhões de toneladas em um ano, segundo a Abit

Não controlar ou avaliar essa quantidade pode causar inúmeros desperdícios e prejuízos financeiros. 

Só em 2021, ainda conforme a Abit, foram mais de R$ 4,9 bilhões investidos no setor, com um faturamento de R$190 bilhões. Nesse contexto, a falta de uma produção orientada por dados pode causar perdas significativas de oportunidades, crescimento e expansão. 

Sendo assim, os softwares têxteis são responsáveis por elevar a produtividade, graças a sua qualidade de dados. Contribuindo, portanto, para a eficiência e assertividade da gestão.

Com eles, é possível garantir o melhor desempenho e aproveitamento dos insumos devido à busca constante de melhores resultados. Sejam eles relacionados à qualidade, a quantidade, a economia ou a fabricação.

De acordo com um artigo sobre o assunto, a implementação de softwares têxteis pode reduzir, em média, 4 dias de trabalho em 1,5h

Muito disso ocorre, também, considerando capacidade da ferramenta de listar ficha técnica com o consumo ideal de matéria-prima. O que, consequentemente, dispensa o cálculo com amostra por artigo produzido.

E sua atuação é ainda mais significativa na gestão de processos, porque a avaliação correta dessas informações colabora com o desenvolvimento de decisões mais estratégicas e inteligentes.

Conheça os softwares para indústria têxtil

Como vimos anteriormente, um gestor, com a ajuda de um software para indústria têxtil, consegue avaliar performance, encontrar gargalos e pontos de desperdício e promover a saúde financeira. Tudo em um único lugar!

Além disso, com os softwares têxteis, é possível controlar o estoque, matéria-prima e o fluxo de caixa. 

Fazendo com que tudo isso esteja alinhado com a logística, capacidade produtiva, com os pedidos e fornecedores.

Logo, essa ferramenta pode (e deve) ser usada em diferentes fases operacionais na indústria têxtil! 

Assim, ajuda a compreender melhor o produto final e os impactos na qualidade do mesmo, devido às aplicações nas mais diversas áreas.

Diante da consciência quanto aos efeitos dessa ferramenta, a Delta Máquinas Têxteis, além de desenvolver equipamentos inteligentes para o setor, também oferece softwares têxteis de qualidade.

Eles foram criados por nossos especialistas para serem usados como adicionais em diferentes aplicações. 

Essas soluções colaboram para automação, padronização e otimização dos processos. Por consequência, contribuem com a redução de falhas humanas nas operações.

Cada um deles possui sua própria aplicação. No entanto, eles podem fazer parte de projetos customizados para estar em concordância com as suas necessidades. 

Garantimos, ainda, a instalação pela nossa equipe de T.I. e o suporte total pelo time de Service. Esse apoio pode ser adquirido de forma online ou presencial.

Além disso, todas as informações são protegidas rigorosamente, acessadas apenas pela equipe de instalação, e coerentes com a Regra de Negócios de T.I.

Então, confira, a seguir, os softwares para indústria têxtil da Delta e comece a promover um controle de qualidade mais eficiente!

DLT FABRIC VIEW

O DLT FABRIC VIEW é um software para indústria têxtil que colabora com a qualidade da produção. 

Essa ferramenta permite que o operador identifique o defeito durante o processo de revisão do tecido e registre-o para avaliações e comparações futuras. 

A solução também aponta variáveis como:

  • Pontuação do defeito;
  • Posição do defeito;
  • Metragem;
  • Tamanho do defeito;
  • Código;
  • Nome do defeito. 

No fim de todo o processo de revisão, o DLT FABRIC VIEW cria um Relatório de Tecnologia de Gestão de Qualidade da peça revisada. Isso ajuda a avaliar o material que chega à empresa.

Assim, é possível identificar e controlar possíveis falhas durante o recebimento. Para, então, evitar problemas futuros, na fase de confecção.

DLT FABRIC CUT

Já o DLT FABRIC CUT colabora com a operação no dia a dia. Esse é um software têxtil que realiza o cálculo de fracionamento automático de cada rolo. 

Dessa forma, ele contribui para a eliminação de perdas de insumo. O que, consequentemente, auxilia no aproveitamento do produto final. 

DLT SMART MAP

Por fim, o DLT SMART MAP é uma solução Delta que possibilita a criação de um mapa de corte a cada rolo revisado. 

Além disso, o software também aponta a exata metragem do defeito encontrado. 

É por meio da Pontuação do Defeito Apontado e do Código do Defeito Apontado (variáveis geradas pela ferramenta) que o software mostra o status do rolo revisado. Com isso, é possível identificar o rolo como sendo de 1ª ou 2ª qualidade.

Entenda mais sobre o impacto Delta na sua produção

A Delta também é especializada no desenvolvimento de softwares têxteis! Isso porque somos uma empresa realmente preocupada com a evolução do setor e a melhoria contínua dos nossos clientes. 

Por isso, além de fornecermos máquinas têxteis inteligentes e inovadoras ao mercado, promovemos soluções para o alcance das necessidades de cada indústria. 

Assim, colaboramos com a eliminação dos maiores problemas dos processos têxteis.

Com o apoio da Delta, é possível obter melhores resultados na produção têxtil, graças a produtividade e aprimoramento nos processos. 

Sempre com a garantia de desempenho, ao mesmo tempo em que promove a otimização, segurança e qualidade operacional.

Tudo isso devido ao uso de equipamentos tecnológicos, o apoio de softwares inteligentes, consultoria do ciclo produtivo e assistência técnica.

FONTE

Translate »