Sustentabilidade em foco durante o Congresso Internacional Abit 2025
Por Eleni Kronka
Jornalista, pesquisadora e editora de conteúdo.
Prática estratégica que pode conduzir a indústria de moda a bons resultados, a sustentabilidade vai ganhando espaço e investimentos no planejamento das confecções e varejistas.
Com expertise conquistada ao longo de 40 anos de atuação primordialmente no setor têxtil e da confecção, o IEMI – Inteligência de Mercado lança pesquisa com abordagem inédita. O instituto, desta vez, relaciona os dados pertinentes à confecção e ao varejo, trazendo a público elementos que podem ser estrategicamente trabalhados.
O levantamento, disponível na Plataforma http://abit.iemi.io/ foi oficialmente apresentado na 10ª edição do Congresso Internacional Abit, realizado no final de outubro, na sede da Fiesp, em São Paulo. Marcelo Prado, consultor e diretor do IEMI, chama atenção para a implantação de programas voltados à sustentabilidade.
“Das 280 indústrias pesquisadas, 46% afirmam já trabalhar com programas de sustentabilidade na produção e comercialização das roupas”, salienta. Quanto às que ainda não adotaram estas práticas (54% das fabricantes ouvidas), boa parte (61%) estão com esta preocupação no radar, mesmo que ainda não haja prazo para implantação.
Sustentabilidade como fator estratégico
Fator estratégico para os negócios, a sustentabilidade ganha projeção em todos os elos do setor – da matéria-prima ao produto acabado, exposto na vitrine ou na plataforma digital. Neste sentido, a fala de Prado reforça a importância da implantação destes programas, entre os elos do fabricante e do varejista. “São práticas necessárias, que visam a redução dos impactos ambientais bem como fortalecem a imagem da marca, garantindo a competitividade no mercado”.
Metas das empresas sustentáveis
A pesquisa do IEMI ouviu em detalhes as empresas que já trabalham com programas de sustentabilidade. Segundo Marcelo Prado, os principais aspectos almejados são: redução do consumo de água e energia; redução de resíduos, retalhos e reaproveitamento de resíduos têxteis; garantia das condições de trabalho (seguras e justas) e uso de tones e materiais sustentáveis (energia limpa, tecidos orgânicos e reciclados.