Veja os destaques de inovação dentro do mercado de impressão digital9 min read

Com os avanços da tecnologia, o mercado de impressão digital está sujeito a passar por constantes mudanças. Por esse motivo, estar atento às inovações da área é mais que importante para manter o seu negócio atualizado e com boa visibilidade no setor.

A transformação digital tem possibilitado o acesso a diversas funcionalidades, que são ótimas para agilizar o processo de produção, reduzir os custos e trazer mais lucratividade para a indústria. Esse mercado tem uma perspectiva de grande crescimento nos próximos anos, o que trará muitas oportunidades que podem ser aproveitadas.

Com isso, estar de olho nessa expansão é interessante para ter um diferencial competitivo e conseguir oferecer os produtos que os seus consumidores esperam e precisam. Por esse motivo, reunimos os principais destaques de inovação do mercado de impressão digital. Para conhecê-los, basta acompanhar este post! Vamos lá?

As principais tendências do setor para os próximos anos

Na era atual, surgem cada vez mais novidades dentro do setor digital, o que é muito vantajoso para a área de estamparia, afinal, as impressoras nunca saem de moda, mas recebem ótimas implementações.

Além disso, a disponibilidade de softwares e ferramentas que tornam o trabalho mais eficaz e preciso é outro benefício que não se pode deixar de lado. Por isso, fique atento ao que o mercado espera nos próximos anos!

Amplitude

Um dos destaques da atualidade é a busca por maiores formatos de impressão. Investir em maquinário apto para proporcionar esse serviço é um grande diferencial para as indústrias têxteis e de estamparia. Nesse contexto, as impressoras digitais se tornam cada vez mais úteis por proporcionarem a funcionalidade de folha cortada.

Plataforma aberta

Trata-se de uma melhoria na interface entre a impressora e o cliente, que permite o desenvolvimento de funcionalidades que atendem às suas expectativas e necessidades, independentemente do setor em que está inserido.

Isso favorece a satisfação do consumidor, tendo em vista que os recursos atuam diretamente com o negócio do cliente, o que promove o aperfeiçoamento dos mecanismos, além de gerar agilidade e produtividade. Portanto, as máquinas de plataforma aberta são ótimos investimentos para os próximos anos.

Nuvem

As plataformas em nuvem oferecem diversos benefícios aos seus usuários, visto que dispensam o uso de acessórios como pen drive ou cabos, sendo possível transmitir os dados e informações por meio digital.

Isso agrega valor também às operações da impressão digital, pois promove a integração das informações em um menor tempo, o que, consequentemente, aumenta a dinâmica da empresa. Isso proporciona uma maior e mais fácil interação entre os seus colaboradores, e, como resultado, aumenta a sua produtividade e reduz custos com materiais.

Novas cores

Nos próximos anos, o branco e os efeitos metálicos ganham destaque entre as tendências. Embora não sejam necessariamente cores novas, eles exigem algumas atenções e confecções de substratos.

Por exemplo, a tonalidade branca atua na criação do chiaroscuro, o que pode ajudar na transparência ou no destaque de colorações escuras. Já as cores metálicas se relacionam ao brilho de uma peça, mesmo quando são usadas em proporções sutis. A combinação desses tons promove um efeito mais alegre, que combina bastante com festividades, autenticidade, futurismo e temas relacionados à alta classe social.

Personalização

Uma das vantagens da tecnologia da impressão digital é a possibilidade de personalização com maior riqueza de detalhes. Se antes criar peças únicas representava um custo muito elevado, os novos equipamentos para estamparia permitem a confecção de produtos exclusivos a um valor acessível, o que é muito interessante para o consumidor e também um diferencial para o distribuidor.

A personalização é uma vantagem não só para o vestuário, mas também para a decoração. Isso torna o atendimento mais exclusivo e valoriza o cliente e ainda amplia bastante o alcance da empresa. Além disso, uma tendência de consumo moderna é a procura por produtos temáticos e divertidos, o que também pode ser contemplado.

Alta resolução

Os sistemas digitalizados trazem muito mais qualidade às imagens. Assim, a alta resolução é uma vantagem significativa dessa tecnologia, o que permite cores mais vibrantes, detalhes ricos e bem trabalhados. Isso resulta em peças perfeitas, mesmo em propostas simples, para uma produção incrível e com muito impacto.

Da mesma forma, é possível alcançar tonalidades muito específicas, com perfeição, fazer combinações de tons. Pode ser uma proposta para atender demandas particulares de clientes, como a reprodução de uma logomarca, que precisa ser bastante fiel.

Velocidade na produção

Apesar de ser importante oferecer um atendimento mais pessoal aos clientes, garantir uma boa capacidade de produção também é necessário. Nesse sentido, os equipamentos para impressão digital se mostram muito eficientes também para atender a demandas maiores.

Atualmente as máquinas conseguem rodar até 70 metros por minuto, o que era impensável na época em que a impressão digital surgiu. Isso garante um processo mais automatizado, com ótimos resultados. Outro ponto a ser considerado é que a produção de estampas individuais também ficou mais simples e eficaz.

Insumos sustentáveis

Percebemos que com as evoluções do mercado, surge a necessidade de se pensar em formas mais sustentáveis para a produção. Essa também era uma das limitações da estamparia, que só conseguia ser realizada em determinados materiais.

Com as tecnologias mais modernas, é possível estampar tecidos mais leves e sustentáveis, que tendem a se popularizar no futuro. Da mesma forma, o procedimento reduz uma série de suprimentos que eram necessários e que causavam impactos ambientais.

Esse recurso ainda tem o custo mais elevado, por se tratar de algo pouco explorado, o que deve mudar com a expansão mundial do seu uso. Isso indica a substituição do PVC e da lona, por materiais que causem menos danos ao meio ambiente. Similarmente, as tintas passam por um processo de modernização, com o crescimento das sublimáticas, látex e UVs, que são mais sustentáveis.

Aprimoramento dos softwares

Com a produção digitalizada, os softwares precisam ser aprimorados, para que se tornem mais eficientes, leves e seguros, o que é fundamental para que evitar perdas. Assim, além dos hardwares, é importante ter atenção especial para os aplicativos.

Dessa forma, é possível ter maior controle dos procedimentos e conquistar os resultados desejados nos produtos, o que otimiza o serviço oferecido. Nesse sentido, um sistema inteligente apresenta algumas vantagens significativas, por exemplo:

  • gerenciamento de todas as etapas da cadeia produtiva;
  • padronização das impressões;
  • gestão financeira inteligente;
  • automação da produção sem a perda da qualidade;
  • ampliação da rede de alcance.

Por que vale a pena investir em impressão digital

Como vimos, a inovação na impressão digital traz grandes oportunidades para conseguir destaque no mercado. Por isso, é importante se atualizar e oferecer o melhor atendimento aos clientes. Conheça algumas das vantagens de apostar nessa tecnologia.

Rentabilidade

A popularização de maneiras mais modernas de se trabalhar promete trazer também maior rentabilidade. A impressão digital é bastante promissora para quem deseja ampliar a clientela, pois permite oferecer um serviço de qualidade, além de favorecer a boa produtividade. Com a sua popularização pelo mundo, os custos dos equipamentos também são reduzidos e surgem novos insumos para melhorar a produção.

Abrangência

A impressão digital permite uma grande abrangência de tecidos e também de clientela. O procedimento é muito dinâmico, o que favorece a produção em grande ou pequena escala. A possibilidade de reproduzir detalhes com maior riqueza e de oferecer um trabalho de qualidade em diferentes segmentos também são grandes vantagens.

Escalabilidade

A evolução tecnológica traz soluções muito mais inteligentes para a produção e isso deve ser explorado pelo empreendedor. Como dissemos, os equipamentos de impressão digital trazem o que há de mais moderno para o setor, o que possibilita melhorar a capacidade produtiva da empresa sem perder a qualidade dos produtos.

A estratégia traz uma vantagem econômica também, já que necessita de menos recursos. O uso de tinta é menor, além de ter maior exatidão nos resultados, para reduzir as perdas de materiais.

Versatilidade

Já deu para perceber o quanto o processo de impressão digital em estamparia é dinâmico. Ele pode atender a diferentes necessidades, para vários tipos de empreendimento. É a melhor maneira de ter um sistema de produção moderno e versátil, que já é explorado pelas maiores marcas do mundo.

Alguns equipamentos permitem, por exemplo, estampar em qualquer material, independentemente de ser rígido ou flexível. Também é possível fazer combinações com apliques, bordados e outras técnicas. Nesse sentido, é válido destacar que a impressão digital engloba diferentes formas de estamparia e equipamentos, portanto, é preciso avaliar qual o objetivo da sua empresa e, assim, analisar qual a melhor opção dentro das suas possibilidades.

Maior alcance

Com tanta expansão do mercado, o consumidor se mostra também mais exigente com o produto que recebe. Investir nos sistemas mais modernos, como o da impressão digital, é uma forma de manter a sua empresa atualizada e entregar a qualidade que o público espera.

Nesse sentido, é válido considerar que as novas características do mercado trazem também diferentes espaços para crescimento, as vendas online, por exemplo. É um campo muito extenso que, se for bem explorado, promete grandes resultados.

Saiba como implementar esses destaques de inovação

Uma empresa que procura por essas inovações está interessada em aumentar o alcance de seu trabalho e fidelizar o seu público. Afinal, cada avanço reflete um interesse em comum dos clientes. Sendo assim, aderir a eles é também atender às demandas e interesses de seus consumidores, conseguindo atingir novas pessoas, que estão em busca desses produtos.

Para se manter atualizado e encontrar amostras dessas tendências, nada melhor que participar de feiras e eventos do setor. Desse modo, é possível estar em contato com empreendedores da área, conversar com desenvolvedores dessas inovações e, até mesmo, criar parcerias ou encontrar fornecedores.

Como visto, a transformação tecnológica permite a criação e implementação de diversas inovações do mercado de impressão digital. Sendo assim, para se destacar, nada melhor que se manter atualizado e acompanhar essas novidades. Isso trará muitas vantagens para a sua empresa e importantes melhorias para a produção.

Quer acompanhar muito mais informações sobre o mercado têxtil? Curta a nossa página no Facebook e confira todas as informações, para não perder nenhum conteúdo.

Translate »