Feira têxtil: veja 5 dicas para aproveitar ao máximo suas visitas5 min read

Visitar uma feira têxtil é uma ótima oportunidade para conhecer novas pessoas, ganhar inspiração, se atualizar quanto às novidades da indústria têxtil e fechar negócios. Tais eventos têm um curto período de duração, portanto otimizar cada segundo no ambiente será de grande valia para sua empresa.

Neste post, reunimos 5 dicas para mostrar a você qual é a importância de aproveitar ao máximo sua visita a uma feira têxtil, a fim de encontrar novas soluções ou oportunidades para alavancar seu negócio.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura e confira nossas sugestões!

1. Planeje a visita antecipadamente

O primeiro passo precisa ser iniciado bem antes de colocar os pés no local onde se passa o evento. Isso porque o planejamento é uma das etapas mais importantes para garantir uma visita lucrativa.

Portanto, faça um plano detalhado da sua presença na feira. Comece listando tudo aquilo que você gostaria de entrar em contato, confira o cronograma de atividades e saiba quanto tempo terá para participar, entre outros pontos importantes.

Logo após, defina os horários e as tarefas a serem executadas durante a visita. Dessa maneira, você consegue perceber se é possível fazer todas as atividades que deseja e pode traçar estratégias para torná-las mais vantajosas.

Além de economizar tempo, é possível focar naquilo que realmente é de interesse do seu negócio. Sendo assim, reunir essas informações em uma planilha pode ser útil para melhorar a visualização. Lembre-se de deixar prazos flexíveis, pois imprevistos podem acontecer — e não é viável prever quanto tempo vai demorar uma conversa, por exemplo.

2. Defina os objetivos da visita

Toda ação precisa de um propósito. Desse modo, qual é o seu principal objetivo ao participar de uma feira têxtil? Entre todos aqueles que as pessoas costumam apresentar, estão:

  • oportunidade de conhecer novos fornecedores;
  • ter ideias inéditas;
  • abrir as portas para parcerias;
  • aumentar o networking etc.

Com os objetivos definidos, fica muito mais fácil cumprir o planejamento e ir aos estandes que realmente são do seu interesse. Tal foco será útil para colocá-lo em contato com as pessoas que você deseja conhecer. Contudo, isso não significa que você deva se fechar para aquilo que não está dentro do cronograma estabelecido.

Em grandes eventos como as feiras da Febratex, é muito provável que os participantes encontrem amigos ou conhecidos. Desse modo, não deixe de manter o contato e conversar educadamente com cada um deles. Até mesmo os encontros imprevistos podem ajudar você a atingir alguma de suas metas.

3. Faça muito networking

Nos ramos industrial e comercial, conhecer pessoas e fazer conexões são iniciativas muito importantes para a sobrevivência de uma marca. Por esse motivo, sempre tente aumentar seu networking, converse com profissionais da área e esteja aberto para aprender (e solícito para ensinar).

Inclusive, não subestime alguém que não seja diretamente do seu setor, pois essa pessoa pode ter muito a oferecer. Possivelmente um desenvolvedor de softwares será muito útil para a indústria têxtil, por exemplo, visto que a tecnologia se faz cada vez mais presente no segmento.

Além disso, não tenha medo de propor uma reunião ou contato futuro caso note que vocês apresentam interesses em comum. Isso é fundamental para fortalecer o nome do seu negócio no mercado, sendo há até a possibilidade de conquistar novas parcerias.

4. Conheça as tendências e novidades do mercado

Como visto, uma feira têxtil é uma ótima oportunidade para expandir seus conhecimentos e se manter atualizado em relação às novidades presentes no mercado. Isso é ótimo para adaptar seu negócio às preferências do público.

As tendências são grandes indicadores daquilo que os consumidores estão procurando em um produto. Ao ficar por dentro delas, é possível transformar suas peças naquilo que os clientes realmente necessitam, de maneira rápida e aproveitando para se destacar da concorrência.

Portanto, é fundamental conhecer as novidades que o mercado oferece. A tecnologia é uma das principais inovações no segmento dos tecidos. Isto é: além de útil, a implementação dos meios digitais na confecção de fios (até mesmo no quesito artesanal) torna-se necessária.

A aplicação da nanotecnologia em tecidos inteligentes tem sido um dos maiores destaques do segmento. Nas feiras, é possível entender os benefícios que tal implementação traz e aprender o que pode ser feito para aproximar sua empresa dessa realidade.

5. Explore os pontos que interessam

Depois de conhecer os locais que você pretende visitar e estabelecer horários otimizados para completar seu trajeto, chegou o momento de explorar. Tente absorver o máximo de conteúdos possível dentro daquele espaço.

Para ajudar, ande sempre com um bloco de anotações perto de você. Assim, será possível escrever todas as novas ideias ou observações que surgirem durante os contatos feitos em estandes, palestras ou conversas.

Como você pôde perceber, participar de uma feira têxtil é uma ótima oportunidade para agregar valor ao seu negócio e saber onde investir. Por essa razão, os visitantes costumam criar planejamentos detalhados, estabelecer metas, focar naquilo que os interessa e, principalmente, aproveitar a visita para fechar negócios, expandir seus conhecimentos e fortalecer o networking.

Depois de conferir nossas dicas, você certamente conseguirá aproveitar ao máximo sua visita a uma feira têxtil, colhendo os melhores frutos para o desenvolvimento de sua empresa. Desse modo, não deixe de ficar atento aos próximos eventos que vão ocorrer perto de sua cidade e se apresse para garantir presença junto a milhares de profissionais do segmento têxtil.

O que achou deste post? Quer continuar por dentro do assunto? Então confira quais são as próximas feiras do Febratex Group.

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