Você sabe qual importância dos polos de moda no Brasil?3 min read

A indústria de moda no Brasil está em constante crescimento, e não por acaso, já que movimenta bilhões de reais todos os anos, emprega muitos trabalhadores e, ainda, desenvolve várias regiões do país.

Ao falar do assunto, não podemos deixar de destacar a importância dos polos de moda, que são responsáveis por reunir produtores têxteis, ávidos por participarem de um mercado altamente competitivo.

Para que você conheça melhor quais são os polos de moda mais relevantes do Brasil, preparamos este artigo, que tem como objetivo mostrar onde estão localizados esses centros e qual a importância deles para a economia de cada região. Então, vamos conferir?

São Paulo é o principal fabricante de vestuário do Brasil

O estado de São Paulo é considerado o maior fabricante de artigos têxteis do país, das mais variadas indústrias do setor. Concentra cerca de 15 mil empresas, localizadas em vários municípios, sendo que a capital concentra grande parte dessa produção, nos bairros do Brás e do Bom Retiro.

As cidades de Americana, São José do Rio Preto e Sorocaba também concentram importantes polos de moda. Por isso, elas estão entre as mais desenvolvidas do estado, gerando milhares de empregos e superávit econômico considerável.

É importante destacar a FebraTêxtil, evento que visa ampliar a rede de negócios da cadeia têxtil e divulgar as novidades do setor para empresários, produtores, confeccionistas, lojistas, designers e jornalistas interessados no assunto.

Minas Gerais tem o segundo maior polo de moda brasileiro

O estado de Minas Gerais aparece como detentor do segundo maior polo de moda brasileiro, concentrando aproximadamente 5 mil empresas do setor, divididas em duas regiões. O famoso circuito das malhas, localizado no sul do estado, apresenta grande fabricação de tricô, com ênfase nas blusas de frio.

Já no polo de Divinópolis e arredores concentram-se cerca de 3 mil empresas de artigos de moda, formais e informais, que se dividem em confecções de roupas, estamparias, lavanderias, facções e casas de bordados. E, ainda, podemos citar a região de Juiz de Fora, que tem destaque na produção de moda íntima.

A importância dos polos de moda jeans no Paraná

Considerado um dos principais parques industriais do Brasil, o Paraná concentra os maiores fabricante de moda jeans do país, mais precisamente nas regiões norte e noroeste do estado.

Em uma extensão de 100 km, forma-se o Corredor da Moda, que abrange cidades como Londrina, Maringá, Cianorte e Apucarana, cuja produção chega ao patamar de milhões de peças/ano e, ainda, o faturamento chega a bater a casa dos bilhões!

O poderoso polo de moda do Rio de Janeiro

O estado do Rio de Janeiro é outro importante centro de moda do país. As regiões dos municípios de Nova Friburgo, Cabo Frio, Petrópolis, Valença, Itaperuna, Niterói, entre outros, compreende conglomerados de confecções, estamparias, lavanderias, atacados e varejos, que movimentam a economia e geram trabalho para muitas pessoas.

Quando o assunto é a importância dos polos de moda brasileiros, temos que mencionar também Santa Catarina, Espírito Santo e a região Nordeste do país, com polos bastante expressivos no setor.

Esses conglomerados trazem desenvolvimento para as grandes cidades e para as áreas mais carentes, assim como otimizam a economia da nossa nação. Por isso, os polos de moda merecem a atenção de produtores, distribuidores e fabricantes de todo o setor têxtil!

Se você gostou de saber mais sobre a importância dos polos de moda no Brasil, não deixe de ler o artigo exclusivo sobre a Febratex 2018!

Translate »