A importância da cultura do cuidado no design dos produtos4 min read

É inegável que a pandemia do covid 19 aumentou a preocupação da sociedade em relação à saúde física e mental, o que vem promovendo mudanças significativas nos estilos de vida e na definição de prioridades por parte dos consumidores.

Se antes a busca por um estilo de vida mais saudável já fazia parte de um novo mindset, com o advento da pandemia esta percepção se intensificou, com reflexos diretos no comportamento e nos padrões de consumo, abrindo novas oportunidades para o setor têxtil.

O stress emocional causado principalmente pelo medo e pela ansiedade, tornaram o consumidor mais seletivo e criterioso, desejos de produtos não só esteticamente atraentes, mas que tenham qualidades e funcionalidades que possam proporcionar a melhoria da sua saúde física e mental e, consequentemente, seu bem-estar.

A era dos produtos efêmeros e descartáveis deu lugar a produtos cheios de propósito e longevos.

Podemos citar como exemplos de inovações que influenciaram positivamente na saúde e no bem-estar dos consumidores, as roupas com propriedades antimicrobianas e antibactericidas, que ajudaram a evitar a contaminação pelo novo coronavírus, as roupas que ativam a circulação sanguínea e melhoram a performance física, os vestíveis inteligentes que medem a frequência cardíaca, e assim por diante…

A tecnologia de roupas sem costura como solução a essa demanda

Neste momento de regeneração e de cuidado com si próprio e com o outro, abre-se um leque de oportunidades para que as empresas possam explorar tecnologias e designer inovadores, propondo ao seu público novas categorias de produtos que incorporem estes atributos de autocuidado.

Uma das tecnologias que se destacaram nestes últimos dois anos foi a tecnologia de produção de roupas de malha sem costura da italiana Santoni S.PA, representada no Brasil pela Carmelo Comercial e Representações.

Graças aos seus recursos e funcionalidades que permitem a criação da peça de roupa semi pronta, já na modelagem do corpo, com redução de até 90% da necessidade de costura, e a possibilidade de escolher o design e estrutura de malha ponto a ponto, maximizando o conforto e bem-estar em diferentes momentos, os teares alcançaram recordes de vendas em todo o mundo e, também, no Brasil, consolidando a tendência do wellness.

Sem costura no Brasil e no mundo

Inúmeras marcas internacionais de todos os continentes estão investindo em roupas de malha sem costura seja nas roupas de cuidados íntimos, como underwear e roupas de dormir, seja em roupas de sair, de praia e esportivas.

O crescimento das roupas esportivas sem costura já tinha sido impulsionado pela tendência athleisure que requeria roupas confortáveis, práticas e versáteis para serem usadas tanto na academia quanto no trabalho.  

Na esteira athleisure veio o loungewear e o bathleisure, muito usados nos períodos de isolamento, e, mais recentemente, temos acompanhado o surgimento do workleisure, em razão da volta do trabalho presencial. Todas estas tendências derivam do mesmo conceito chave do athleisure, qual seja, uma peça versátil dotada de estilo e conforto, que proporcione o bem-estar físico e mental.

Dessa forma as inovações em design e tecnologia terão cada vez um peso maior nas decisões de compra dos consumidores, e as marcas e fabricantes poderão se beneficiar destes componentes para atrair e fidelizar os consumidores, além de se destacarem de seus concorrentes.

Benefícios da tecnologia para os produtores

A tecnologia das roupas sem costura não traz somente benefícios aos consumidores, mas traz também muitas vantagens aos produtores, já que é possível atuar ao mesmo tempo em vários segmentos de moda com o mesmo modelo de máquina, e trocar o produto sem grandes alterações no processo de produção.

Além disso, a máquina permite a adoção do modelo de produção just-in-time, em que a peça tem um lead time muito curto e é produzida sob encomenda, permitindo um alto grau de personalização, que se traduz em redução de desperdícios altamente sustentável.

Todas estas vantagens explicam por que as máquinas sem costura têm atraído cada vez mais fabricantes, marcas e consumidores.

Carmelo na Febratex

A Carmelo Comercial irá trazer para a Febratex o modelo de máquina de produção de roupas sem costura mais vendido no mundo, o modelo SM8-Top2v, da líder mundial Santoni S.PA, que é 30% mais veloz que o modelo anterior, demonstrando em tempo real como funciona a produção de uma peça de roupa seamless em suas infinitas possibilidades.  

A Carmelo Comercial é pioneira na introdução no Brasil das máquinas de produção de roupas sem costura desde o seu lançamento no mercado, no final dos anos 90, representando um dos maiores grupos do setor de máquinas e equipamentos para a indústria têxtil, o grupo Lonati, formado por inúmeras empresas incluindo a Lonati, maior fabricante de máquinas de meias do mundo.

Para saber mais sobre a Carmelo Comercial, acesse o site pelo link:

www.carmelocomercial.com

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