A importância das certificações ambientais Oekotex e Control Union
2 min read

É fato que o setor têxtil é um importante setor para a sociedade e para a economia mundial. Segundo a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT), apenas em 2021, o faturamento do setor Têxtil e de Confecção alcançou a marca dos R$ 190 bilhões. Mas apesar do grande crescimento econômico, o setor têxtil ainda é mundialmente considerado como um dos maiores poluidores. Somente no Brasil, são milhões de toneladas de resíduos têxteis descartados por ano.

O desenvolvimento econômico sustentável hoje é foco das empresas, através da adoção de práticas que diminuam o impacto no meio ambiente e foquem em sua responsabilidade socioambiental. O mercado competitivo e a conscientização dos consumidores fazem com que as empresas busquem se desenvolver no contexto da sustentabilidade e uma das ferramentas para se garantir com legitimidade ao consumidor sobre a qualidade dos produtos que consomem, são as certificações para produtos têxteis.

A Control Union Certificates atua com auditorias de 3° parte, certificando produtos têxteis sustentáveis que são produzidos com matéria prima reciclada e orgânica. O Recycled Claim Standard (RCS) é um padrão para rastreabilidade da cadeia de custódia para matérias primas recicladas. Já para empresas que buscam certificar sua empresa de maneira mais ampla e abrangente, a certificação Global Recycled Standard (GRS) além da rastreabilidade da cadeia de custódia para matérias primas recicladas, também abrange o pilar ambiental, social, restrições químicas e rastreabilidade.

A Control Union também oferece certificações para produtos de origem orgânica, através da Organic Content Standard (OCS), a empresa terá sua cadeia custódia verificada, garantindo a presença da matéria prima de origem orgânica na composição de seu produto final. Para empresas que buscam uma certificação mais ampla, o Global Organic Textile Standard (GOTS), confere não apenas a verificação da cadeia de produção e origem da matéria prima, mas também conta com requisitos ambientais, sociais e requisitos químicos.

As certificações reduzem o impacto negativo de sua cadeia de produção e impulsionam a inovação através do uso de materiais reciclados e orgânicos, além de serem ferramentas que podem impulsionar a exportação de produtos, visto que a certificação está se tornando um pré-requisito para vendas ao exterior. Através da GRS, RCS, OCS ou GOTS, grandes marcas e consumidores podem ter garantia de que o produto adquirido foi produzido através fontes confiáveis e verificadas, promovendo ao cliente mais segurança em suas tomadas de decisão.

Translate »