A importância do Compliance para a indústria têxtil2 min read
Introdução
Muitos pensam que o Compliance é burocracia, modismo ou providência inútil. Leia esse artigo e descubra que essa crença está errada!
O que é o Compliance?
É uma cultura para proteger a empresa e as pessoas contra desvios de conduta e gerar benefícios, como redução de custos, melhoria do ambiente de trabalho, aumento de produtividade, vantagem competitiva e fortalecimento da imagem. Ele impulsiona as pessoas a fazerem o certo, mas, se alguém escolher o caminho inverso, o Canal de Denúncias traz ao conhecimento da Direção o que antes era camuflado, prevenindo perdas e penalidades.
O que é Canal de Denúncia
O Canal de Denúncias é um benefício para as pessoas, pois, contribui na identificação de assédio, discriminação, etc., promovendo um clima saudável no trabalho. E, para a empresa, previne fraudes, furtos, conflito de interesses, transformando perdas em lucro. Ser efetivo depende da sua credibilidade e, para isso, deve permitir o anonimato, assegurar a confidencialidade, estar disponível 24 h/7 dias e oferecer segurança contra invasões.
O que é Código de Conduta
O Código de Conduta é o documento vital do Compliance e expressa os valores éticos da empresa e orienta os profissionais nas atitudes do dia a dia. Ele deve ser deve ser customizado, simples e claro para todos.
A importância para o setor têxtil
A indústria têxtil investe R$ 4,5 bilhões por ano, produz 2 milhões de toneladas, gera 1,4 milhões de empregos (mais 8 milhões indiretos), dos quais, 60% são mão de obra feminina (Fonte: Abit). O Compliance gera maior confiança e, como já dito, seus benefícios confirmam: é “business na veia”. Assim, o setor potencializará seus negócios, se usar o Compliance como aliado.
Compliance Station
É uma plataforma 100% digital, fácil de operar, sem necessidade de conhecimento prévio e, o mais importante: cabe no bolso de cada um. É a melhor relação custo-benefício, pois entrega tudo de um Sistema de Compliance, como Código de Conduta, políticas, materiais de comunicação e treinamento, painéis de gestão, o Canal de Denúncias da Contato Seguro e muito mais!