A importância do ESG para a indústria têxtil7 min read
As empresas estão se tornando cada vez mais sensíveis às questões sociais e ecológicas. Esse passo é consequência do entendimento de que a gestão organizacional ESG tem um impacto significativo no crescimento econômico corporativo. Inclui também preceitos que estão ligados aos direitos humanos, como diversidade, inclusão e igualdade de gênero.
Dessa forma, o ESG é usado para mensurar o desempenho ambiental, social, e de governança de uma empresa. O ESG está atraindo cada vez mais a atenção de clientes e investidores. Os indicadores ESG, são analisados, por exemplo, por bancos para realizar empréstimos. O post fala sobre o ESG e seus pilares ambientais, sociais e de governança, confira!
O que é ESG?
As organizações devem basear-se em uma política que envolve responsabilidades sociais como parte primordial dos negócios. Por esse motivo, os indicadores ESG ajudam a viabilizar essa atividade, quando há desafios para serem enfrentados. É uma meta difícil, porém, capaz de trazer grandes benefícios a quem investe nela.
Os objetivos do ESG são baseados em quatro pilares, que são:
- recursos humanos (pessoas);
- recursos naturais (meio ambiente);
- resultados financeiros (lucro);
- propósito (motivo para fazer o que faz).
Quais são os pilares do ESG?
A sigla ESG significa Environmental (Ambiental), Social (Social) e Governance (Governança) corporativa. O termo tornou-se rapidamente popular no meio de empresários e investidores.O ESG vai além da sustentabilidade e responsabilidade ambiental, pois envolve o conjunto do ambiental, social e objetivos corporativos que visam o lucro.
Vejamos mais detalhadamente sobre cada item que compõe o ESG: Ambiental, Social e Governança.
Ambiental
Práticas ambientais são desenvolvidas por empresas para cuidar da natureza e do meio ambiente. Como resultado, empresas de todos os portes passaram a se preocupar mais em como seus negócios podem contribuir para as mudanças climáticas.
Um dos meios para isso é com o desenvolvimento de medidas para neutralizar a emissão de carbono, para desenvolver a sustentabilidade, isso ajuda, inclusive a atrair e reter clientes preocupados também com as questões ambientais e responsabilidade da empresa nesse ponto.Definir diretrizes para o armazenamento e descarte consciente de resíduos é outra medida comum no campo da proteção ambiental para empresas que atuam com indicadores ESG.
Social
A responsabilidade social está relacionada à prática de maneiras de fazer o bem à sociedade. Isso pode ser feito por meio de voluntariado e doações, por exemplo, ou com cursos gratuitos e investimento no desenvolvimento da comunidade. Além disso, a forma como os funcionários são tratados na empresa também influencia no aspecto social da ESG. A responsabilidade social (RS) também está ligada à sustentabilidade. Isso significa que as empresas devem considerar o impacto de suas atividades na natureza, visto que a mesma está diretamente relacionada à qualidade de vida dos habitantes.
O empenho da empresa para melhorar as comunidades ao redor está relacionado à responsabilidade social, isso inclui práticas como: reciclagem de resíduos da fábrica; doações de alimentos momentos de falta; oferta de benefícios que otimizam a saúde das famílias dos assalariados; oportunidades educacionais para crianças; pagamento de salários dignos; apoio a grupos minoritários; entre outros.
Governança
A governança dentro de uma corporação visa estudar os processos que envolvem a tomada de decisão, assim como a administração da empresa que engloba o sistema de direção, incentivo e monitoramento. Como o envolvimento entre conselho, sócios, administração, diretoria e órgãos de controle.
Isso significa que a governança está relacionada aos conjuntos das práticas adotadas por organizações com o intuito de alinhar e fortalecer os interesses, o que inclui o financeiro e os lucros. Isso envolve a empresa e seus stakeholders. O ato da prestação de contas evita grandes conflitos dentro da organização, valoriza a imagem e atrai investidores, ampliando o valor da empresa dentro do mercado.
Qual a importância do ESG para a indústria têxtil?
As empresas estão, cada vez mais, prestando atenção em iniciativas sustentáveis e sociais. E a indústria da moda não fica fora disso. Essa decisão de ter o ESG como uma métrica para os resultados e como parte do gerenciamento não se baseia apenas na demanda do consumidor ou do mercado, isso ocorre porque o ESG é atualmente um indicador altamente valorizado entre os investidores.
Isso significa que, quanto melhor seu ESG, maior a probabilidade de atrair boas oportunidades e aumentar a lucratividade, mesmo em momentos de crise. O motivo desses pilares serem valorizados é pela crença de que organizações empresariais com práticas positivas têm menor chance de exposição aos riscos e perdas decorrentes de disputas judiciais, como em processos de danos ambientais, trabalhistas ou até mesmo de fraudes.
Com a aplicação do ESG, as empresas acabam fidelizando os consumidores que valorizam essas posturas. E como o ESG influencia a decisão de compra, isso se traduz em melhor receita para a empresa.
Ainda não há uma auditoria no que demonstre que a organização atua com o ESG ou não. No entanto, sua autodeclaração precisa ser comprovada por meio de relatórios e informações socioambientais que comprovem a presença desses princípios em suas ações.
Como aplicar na indústria têxtil?
O da Feira Brasileira para a Indústria Têxtil abordou o assunto de ações sustentáveis e socialmente responsáveis dentro da indústria têxtil.
As orientações falam sobre os principais pilares que influenciam a gestão da indústria com o ESG, e o que deve ser levado em conta com a transformação, confira os pontos:
Cultura da empresa
A sustentabilidade precisa fazer parte da cultura da empresa e de suas estratégias. Com uma liderança pronta e engajada para promover ações sustentáveis em todo o processo de produção.
Operação otimizada
Outro ponto importante é otimizar a operação, para que isso seja possível, é necessário investir em processos e tecnologias mais modernas. Isso torna o trabalho humano dentro da fábrica mais facilitado e bem direcionado, além de reduzir o gasto com energia elétrica.
Impactos ambientais
Sempre devem ser considerados no processo de produção a redução dos impactos ambientais de cada etapa. Isso envolve pontos além da confecção, como pesquisa e desenvolvimento, design, logística, e todas as áreas de empresa.
Uso consciente dos recursos
Considerar a reciclagem dos resíduos têxteis é um ponto importante para a indústria de moda, assim como o uso consciente dos recursos naturais.
Tecnologia
A tecnologia é uma grande aliada entre os meios de combater o desperdício. Isso é possível de ser aplicado na indústria têxtil por meio de equipamentos que reduzem o tempo de produção e o gasto de energia, como hidro aspersores (feitos para aplicar amaciante or spray, de maneira uniforme, reduzindo o desperdício de matéria prima); revisadeiras de tecido (para identificar problemas no tecido, evitando descartes de peças); lavadores de amostras (usam menos água e energia elétrica para definir a porcentagem de encolhimento no tecido e embaladeira automática (diminui o uso de plástico).
Valorização das pessoas e comunidade
Para investir na comunidade, também é possível trabalhar ponto mencionados anteriormente como: reciclagem de resíduos têxteis da fábrica; doações de alimento; oferta de bons benefícios aos trabalhadores; oportunidades educacionais para crianças da comunidade; pagamento de salários dignos; apoio a grupos minoritários e investimento na diversidade dentro do setor têxtil.
Transparência
Dentro do setor têxtil também é necessário ter transparência entre todos os envolvidos na empresa, isso faz parte da governança da organização. Logo, manter todos informados sobre os intuitos da empresa, valores e status é um posicionamento valorizado dentro do mercado e dos stakeholders. Faça reuniões com eles para que todas as informações fiquem claras e com o objetivo de evitar conflitos.
Assim, é possível aplicar o ESG dentro da indústria têxtil. O ESG ajuda muito na imagem da empresa no mercado e é cada vez mais valorizado no ambiente corporativo entre investidores, patrocinadores e todos os stakeholders. Mostra que a empresa está antenada com as mudanças necessárias para construir um ambiente mais saudável para todos.
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