A Transição Energética que sua empresa precisa2 min read

No setor industrial, as despesas com energia podem representar 40% do total ou mais!! Adotando-se o uso de energias renováveis, como a fotovoltaica, pode-se chegar a uma redução em 90% desta parcela, quando comparado ao mercado cativo de energia, (rede pública de fornecimento). Com a expansão do uso de equipamentos eletrônicos, da IoT e de veículos elétricos por exemplo, este olhar torna-se cada vez mais estratégico dentro dos negócios, contribuindo para margens mais saudáveis e crescimento sustentável.

Não existe uma solução única quando se trata de energia fotovoltaica, economia e investimento, sendo de suma importância analisar os objetivos, características e necessidades de cada cliente e unidade consumidora para poder-se desenhar a melhor estratégia. Para poder ilustrar, seguem aqui 4 formas de geração distribuída:

  1. Geração junto à carga
  2. Autoconsumo remoto
  3. Geração Compartilhada
  4. EMUC – empreendimento com múltiplas unidades consumidoras

Dentro destes modelos pode-se optar por sistemas On Grid, que são aqueles ligados à rede pública de distribuição, ou Off Grid, com o armazenamento de energia pelo uso de baterias próprias, dependendo da necessidade de cada consumidor. Em locais distantes, onde não há acesso à rede pública por exemplo, este sistema é bastante útil. Importante não deixarmos de citar o ACL, (Ambiente Livre de Contratação), mais conhecido como Mercado Livre de energia ou um sistema híbrido entre estes 2 universos.

O setor de energia fotovoltaica está em franca expansão, o que pode ser explicado muito pela diminuição de preço dos módulos fotovoltaicos aliada à maior eficiência destes e políticas de ESG em diversos mercados, abrindo assim novas oportunidades tanto para consumo próprio quanto para investimento.

Durante a próxima edição do Febratex Summit, A Redomo Engenharia irá explorar todos estes temas. Inscreva-se e adquira seu ingresso no Site.

Não deixe de assistir a este conteúdo e tirar suas dúvidas.

Redomo Engenharia:

@redomo_energia  l  (11) 912 889 978  l  comercial@redomo.com.br  l  www.redomo.com.br

Translate »