Como descartar suas roupas usadas de maneira mais sustentável?6 min read

Depois de usar uma peça de roupa por bastante tempo, é provável que você precise descartá-la. Seja por ter manchado, rasgado o tecido ou por não caber mais em você. Porém, muitas pessoas não pensam em como o descarte de roupas usadas pode causar sérios danos ao meio ambiente, se não for feito da maneira correta.

A indústria têxtil é uma das mais poluentes do mundo, pois envolve alto consumo de água, energia elétrica e matéria-prima, além do alto índice de descarte e baixa reutilização de material. O resultado disso é que essas roupas usadas podem persistir por muito tempo na natureza antes de serem decompostas, prejudicando a vida de animais e plantas.

Para evitar isso, é importante que você tome certos cuidados ao fazer o descarte de suas roupas usadas. Acompanhe e entenda melhor o assunto.

Por que é necessário pensar na sustentabilidade das roupas?

O impacto ambiental da indústria têxtil é bem severo. Porém, a produção de roupas ainda é algo necessário para toda a população. Sendo assim, é fundamental pensar em maneiras de tornar a sua produção mais sustentável. Veja aqui alguns dos principais exemplos.

Evitar desperdício de material

Uma forma de tornar qualquer indústria mais sustentável é encontrar formas de aproveitar melhor o material disponível. Isso reduz o consumo de matéria-prima e a quantidade de material descartado na natureza. É sempre bom lembrar quantos recursos a produção de uma única peça consome, sem mencionar uma cadeia de produção completa.

Pensar na sustentabilidade das roupas, de sua produção até o fim de sua vida útil, é fundamental para melhorar seu aproveitamento e reduzir o desperdício. A longo prazo, isso contribui para uma produção mais ecologicamente correta sem que ninguém tenha que abrir mão desses produtos em seu dia a dia.

Minimizar impactos ambientais

Quando roupas são descartadas, o material que foi usado em sua confecção geralmente é deixado para se decompor, o que leva bastante tempo. Isso gera poluição, afeta o desenvolvimento das plantas e dos animais numa região, além de poder intoxicar o solo. E cada um desses danos afeta também a vida humana naquela região.

Para que a produção de roupas seja mais sustentável, ela também precisa ter o menor impacto ambiental possível. Assim, mesmo que ocorra algum dano, ele pode ser revertido ou mitigado com maior facilidade. Caso contrário, várias outras indústrias e formas de trabalho também podem ser prejudicadas.

Criar uma produção cíclica

A indústria têxtil, na maioria dos casos, é uma indústria linear. Ou seja, a matéria-prima é extraída, transformada em produto, que é descartado e a cadeia se encerra aí. Não há um planejamento adequado para que as peças, após o descarte, contribuam novamente com essa produção ou com outra indústria.

O maior incentivo hoje para promover a sustentabilidade na produção de roupas é criar uma produção cíclica. Nesse caso, o produto, depois de descartado, ainda pode ser usado para retroalimentar a produção. Isso significa que há menor desperdício gerado ao todo.

Como fazer um descarte sustentável de roupas usadas?

Para o consumidor final, que utiliza esses produtos no dia a dia, o descarte é inevitável. Em algum momento, você vai precisar jogar uma peça fora e comprar uma nova. Porém, há certas formas de descarte que são mais amigáveis ao meio ambiente e tornam esse ciclo como um todo mais sustentável.

Confira, a seguir, nossas principais sugestões.

Reciclagem e reuso

Sem dúvida, a melhor forma de evitar o completo descarte de um produto é fazer a sua reciclagem. Assim, ainda é possível utilizar o material para outras finalidades por mais tempo, minimizando a quantidade de subprodutos que são jogados na natureza. Isso também se aplica às roupas e tecidos usados no dia a dia.

Um exemplo disso é utilizar o tecido da roupa diretamente para outras finalidades, criando remendos para cobertas ou panos. Também há muitos lugares onde é possível extrair os fios e utilizá-los para confeccionar novas peças. Essa tecnologia já é acessível para vários tipos de tecido, especialmente o algodão.

Mesmo que a nova peça seja descartada, ainda é possível reciclar ou reusar uma parte dela.

Logística Reversa

Esse pode ser considerado um subgrupo da reciclagem, mas também merece algum destaque. Muitas empresas de produção têxtil trabalham com a chamada Logística Reversa, em que o consumidor pode devolver peças antigas para serem recicladas e usadas na criação de produtos.

A intenção aqui é incentivar o consumidor e a indústria a continuar utilizando o mesmo material têxtil por períodos prolongados. E, como mencionamos, é possível reutilizar esse tecido diversas vezes, dependendo do tipo de material disponível. Uma única peça feita de algodão pode passar por vários ciclos antes de ter que ser descartada em definitivo.

Doação

Em muitos casos, a roupa, em si, não está muito danificada para uso, mas você não tem mais intenção de usá-la. Pode ser que seu estilo de se vestir tenha mudado ou que ela não seja mais de um tamanho adequado. Bem comum com roupas de crianças, que precisam ser trocadas regularmente enquanto elas crescem.

Uma solução bem comum aqui é promover a doação dessas peças. Assim, a mesma roupa pode ser entregue para outras pessoas que ainda podem usá-las. Há lugares onde é feita a venda de roupas usadas por preços baixos ou então as peças são inteiramente doadas para quem não pode pagar. Mesmo dentro da família, é possível que crianças mais novas reutilizem as peças compradas para os mais velhos.

Manutenção

Alguns tipos de tecido, quando danificados, ficam com uma aparência muito ruim ou não podem ser separados adequadamente em reciclagem. Nesses casos, o descarte é a única opção. Porém, também há muitas peças de roupas que podem continuar sendo usadas com um pequeno remendo ou costura. Algo que aumenta bastante sua vida útil.

Com pequenas manutenções, é possível continuar usando uma roupa por muito mais tempo antes do descarte. E, quando ele ocorrer, ainda é possível fazer sua reciclagem. Mesmo que ela não tenha mais a mesma qualidade, ainda será uma peça funcional.

Para quem vai fazer o descarte de roupas usadas, é fundamental pensar em sua sustentabilidade também. Minimizar o desperdício e encontrar formas de reutilizar o material contribui bastante com a manutenção da indústria.

E se você quer encontrar novas tecnologias e parcerias para tornar a indústria têxtil mais sustentável, aproveite para se inscrever no Febratex Summit agora mesmo!

Translate »