Consumo consciente: 4 dicas para mudanças de hábitos3 min read

A pandemia da Covid-19 trouxe muitos debates sobre diversos aspectos, inclusive, do comportamento humano, envolvendo temas como o consumo consciente.

Influenciado pela moda sustentável, esse tipo de comportamento tem como objetivo realizar ações que causam menos impactos negativos ao meio ambiente, fazendo com que empresas também repense sua cadeia produtiva.

Segundo dados da ONU Meio Ambiente, as indústrias têxteis são responsáveis por 8% a 10% das emissões de gases do efeito estufa, muito mais que o transporte marítimo e a aviação juntos.

Por isso, muitas indústrias têxteis estão investindo em modelos de produção mais verdes e matéria-prima com menos impacto ambiental e social, pois os efeitos dessa prática afetam não só a nossa, mas as gerações futuras.

No final de julho de 2021, foi o “Dia de Sobrecarga da Terra”, atingindo 74% dos recursos naturais que o planeta pode produzir, trazendo o tema moda sustentável em evidência que afeta o comportamento de consumo.

Por mais que o consumismo esteja enraizado na nossa sociedade, pequenas práticas podem contribuir para uma mudança diária de comportamento.

Hoje vamos trazer 4 dicas práticas de mudanças de hábitos para quem deseja apostar no consumo consciente. Confira!

1- Pratique o desapego

Uma das grandes dificuldades das pessoas é a prática do desapego, inclusive, daquelas roupas em bom estado que estão muito tempo no armário.

Esse tipo de atitude contribui não só para o consumo consciente, mas também, na preocupação com o seu próximo, das pessoas mais necessitadas.

A primeira dica é organizar o guarda-roupa, avaliando as peças que estão paradas e que podem ser desapegadas. Isso ajuda também a otimizar o espaço.

2- Personalize as suas roupas

Sabe aquela peça que você tanto ama, mas está enjoada de usar? Dependendo do tipo de peça, ela pode ganhar uma nova repaginada.

No caso dos jeans, que são peças atemporais que nunca saem de moda, a dica é personalizar, usando aviamentos, tintas e cortes.

Os patches termocolantes, por exemplo, são uma ótima opção para deixar seus looks mais divertidos e fashions.

3- Reflita antes de comprar

Comprar por impulso é um comportamento que está instalado na nossa sociedade, por isso, algumas reflexões antes de adquirir um novo produto pode ajudar na prática do consumo consciente.

Portanto, faça um questionamento antes de comprar uma peça, analise se realmente você precisa naquele momento, qual look ou ocasião pode ser usada.

Veja se as peças que você já possui no guarda-roupa não poderiam ser reaproveitadas, antes de realizar uma nova compra.

Se você tem interesse em saber mais sobre o tema consumo consciente, assista aqui a entrevista à CNN Brasil do escritor e designer para sustentabilidade André Carvalhal.

4- Invista em marcas que apoiam a moda sustentável

Existem diversas marcas que apoiam a moda sustentável, e esse poderá ser um fator que contribui para sua decisão de compra.

Várias empresas vêm adotando medidas que impactam positivamente a cadeia de produção, como por exemplo,  menos uso de água durante as produções, uso de matéria-prima mais sustentáveis e diversas outras ações como a reciclagem dos resíduos.

Aqui na HI Etiquetas produzimos etiquetas a partir de fios reciclados de garrafa pet, além de investir em certificações que possuem um padrão de sustentabilidade envolvendo o modelo de produção preocupado com sustentabilidade e as gerações futuras.

Fonte: HI Etiquetas

Translate »