Peças feitas por empreendedoras de Pernambuco com material reciclado participam do São Paulo Fashion Week2 min read

Peças desenvolvidas por empreendedoras e estilistas de Pernambuco vão participar do maior evento de moda do Brasil, o São Paulo Fashion Week + Regeneração. Parte das peças foram confeccionadas com material reciclado.

O grupo pernambucano, nos últimos dois meses, recebeu treinamento de uma equipe do evento. Essas mulheres são ex-alunas da Modateca, curso de extensão da Universidade de Pernambuco (UPE) que já capacitou mais de 300 mulheres em gestão de moda.

“Escolhemos duas [das ex-alunas] representando o grupo todo que estão participando dentro de um projeto colaborativo que a gente está chamando de Sampler. A gente está trazendo [para São Paulo] vários produtos das mulheres aqui de Pernambuco através do design e moda autoral e também de outros parceiros”, falou a coordenadora da Modateca, Izabele Barros.

A empreendedora Salamandra utilizou etiquetas desfiadas de roupas, que iriam para o lixo, para fazer um vestido. A proposta vem do movimento Upcycling ou reutilização “para cima”, também conhecido como reutilização criativa, do qual a empreendedora faz parte.

“Você transforma esse descarte em algo criativo ou utilitário, sem passar pelo processo de industrialização, que é fazer vidro em vidro, lata em lata. Porque o meio ambiente precisa disso, grita por esse movimento”, declarou Salamandra.

Também foram reutilizadas peças e acessórios para novas criações. “São pedaços de várias saias, roupas de várias pessoas. Tem a emoção envolvida, tem o sentimento de cada pessoa envolvida. […] Depois eu fiz a pintura, que é a minha identidade”, relatou.

Jéssica Zerine trabalha com moda afro e está na expectativa de ver o que confeccionou em um dos maiores eventos de moda do mundo. “Eu estava precisando ter uma ressignificação de algumas coisas na nossa marca e a gente pode trabalhar muito essa questão do desenvolver coleção”, declarou.

O São Paulo Fashion Week começa na quarta-feira (17) e vai até o sábado (20).

Fonte: G1

Translate »