Envelopamento automotivo e decorativo: quais são os grandes diferenciais?4 min read
Entre as inúmeras estratégias de marketing existentes no mercado, o envelopamento automotivo é uma das mais eficazes. Isso porque ela é uma espécie de propagando móvel, que atinge as milhares de pessoas que andam pelas ruas todos os dias, o que estabelece um longo alcance informacional.
Um grande exemplo é o carro dos Correios. O tom amarelo-ovo, que é a marca registrada da empresa, introduz automaticamente a identidade visual do negócio. Outro bom exemplo é o carro da Coca-cola, que remete às luzes típicas do Natal. A semelhança entre ambos é que eles são envelopados.
Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue com a gente! Separamos tudo o que você precisa saber sobre o envelopamento automotivo!
O que é o envelopamento automotivo?
Criado nos anos 1990, o envelopamento automotivo é feito por meio de uma película adesiva que é colada na parte externa do veículo. É um modo de personalizar o seu carro de maneira que chame a atenção e, por isso, é muito utilizado pelas empresas como estratégia de marketing.
Além disso, o envelopamento também é ótimo para proteger a parte externa do veículo de possíveis danos, como arranhões, riscos, chuvas de granizo e raios ultravioleta. Outra vantagem está na manutenção da cor do carro.
A maior durabilidade do automóvel é outro benefício do envelopamento automotivo. Isso porque a técnica conserva a parte externa do carro. É importante ressaltar, também, que o envelopamento dura entre 3 e 7 anos sob condições normais de uso.
O custo do procedimento é uma outra grande vantagem. Normalmente, os preços são módicos, em torno de R$ 2000, variando de acordo com o tipo e a técnica empregada. Lembrando, também, que há o gasto da contratação de uma empresa profissional no ramo para a aplicação. Esse serviço está em torno dos R$ 500.
Quais são os tipos e técnicas de envelopamento automotivo?
Para realizar o envelopamento são utilizados materiais específicos e, para cada material, uma forma diferente de aplicação. Dê uma olhada nos tipos e técnicas!
Tipos de envelopamento automotivo
Poliuretano
É o material mais resistente utilizado no procedimento. Por ser transparente, não altera a cor original do carro, logo, não é recomendado para quem pretende customizar para estratégias de marketing.
PVC vinil
É o material mais utilizado no envelopamento. Isso porque, além de ser o mais barato, também é o que tem uma maior variedade de cores e acabamentos. São diversas paletas de cores crescentes, como tons matte e metalizados, por exemplo.
Envelopamento líquido
O envelopamento feito por meio de tintas é resistente à ação de alguns produtos químicos podendo, inclusive, ser lavado com esponjas sem causar danos no procedimento.
Técnicas de envelopamento automotivo
Tradicional
Colagem do adesivo feita com espátula para não causar bolhas. É utilizado na aplicação do PVC vinil e no poliuretano.
Com pincel
É a técnica utilizada no envelopamento líquido, que é feito com tinta.
Quais cuidados deverão ser tomados em relação ao envelopamento automotivo?
Para que o envelopamento seja feito adequadamente e se mantenha firme e bonito tempos depois, tome os seguintes cuidados:
- se a aplicação for feita em mais da metade do carro, escolha uma película de cor idêntica ou bastante próxima à cor original do carro;
- não lave o carro por, pelo menos, 3 dias após a aplicação;
- lave o carro antes de realizar o procedimento, mas não aplique produtos, pois podem prejudicar a aplicação;
- após a aplicação, deve-se utilizar a cera com proteção solar de modo a proteger o carro e impedir que a cor dele varie com o tempo.
Qual a importância do envelopamento nas relações negociais?
A principal importância do envelopamento nos meios comerciais diz respeito à comunicação visual. Assim como muitas empresas empregam o uso de outdoors, panfletos, posts nas mídias sociais, entre outras formas de publicidade, o envelopamento de carros também é uma forma bastante eficaz de alcançar o público escolhido.
Inicialmente, o envelopamento abrangia o lado pessoal do cliente. Era muito utilizado em carros esportivos ou em decoração para eventos, como limusines para casamentos. Hoje, além do uso pessoal, o uso comercial está cada vez mais forte.
O envelopamento permite que a empresa registre em seus carros diversas informações, tais como telefone, e-mail, slogans e logotipo. O uso das cores também é um grande triunfo, garantindo que o inconsciente da clientela associe a cor à empresa só de ver o carro passar.
Portanto, se você quer envelopar o seu automóvel, escolha o tipo e técnica que melhor se encaixa na sua situação e boa sorte! Temos certeza que, seguindo as nossas dicas, você conseguirá atingir o objetivo desejado.
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