Fabricantes italianos de máquinas voltam para ITMA Asia + CITME4 min read

Com uma área de exposição de cerca de 3.200m², Itália está entre os principais países presentes no evento, assim como nas edições anteriores.

66 fabricantes italianos de máquinas têxteis irão participar da próxima ITMA ASIA + CITME 2020, que será sediada no National Exhibition and Convention Center em Shangai, de 12 a 16 de junho de 2021.

Entre eles, 21 fabricantes irão apresentar suas tecnologias dentro de Grupos Setoriais Nacionais organizados pela ACIMIT, a Associação Italiana de Fabricantes de Máquinas Têxteis, e a Agência de Comércio Italiana.

Com uma área de exposição de cerca de 3.200m², a Itália está entre os principais países expositores presentes no evento, como nas edições anteriores. ITMA ASIA + CITME é o primeiro passo rumo à normalidade para muitas empresas do setor, após mais de um ano sem exposições.

A Ásia é o principal destino para fabricantes italianos de máquinas têxteis. Em 2020, 38% das exportações italianas de máquinas têxteis foram para Ásia. Além disso, a China é um mercado importante para as empresas italianas – o primeiro na Ásia e o segundo do mundo, atrás da Turquia. Em 2020 as exportações de maquinários italianos para a China chegaram a 14% das exportações italianas (mais de 190 milhões de euros). Paquistão, Índia e Bangladesh estão entre outros destinos na Ásia para fabricantes italianos.

 “As perspectivas para o mercado asiático continuam positivas, apesar da queda na demanda por maquinários durante 2020 devido à pandemia”, afirma o Presidente da ACIMIT Alessandro Zucchi. “A China, antes dos outros países, retomou sua trajetória de crescimento econômico. No setor têxtil os investimentos nunca pararam. No mercado chinês, não há falta de oportunidades e eu acredito que a ITMA ASIA + CITME irão confirmar as expectativas de uma recuperação da demanda.

 “Infelizmente, a emergência sanitária ainda causa limitações para a mobilidade de todas as equipes das empresas, comercial e técnica, e não apenas para os italianos, evitando uma maior participação nesta edição da ITMA ASIA + CITME”.

 “Esperando pelo retorno da normalidade com maior público nas feiras, estou convencido que a exposição dos fabricantes italianos em Shangai permitirá atestar o alto nível de inovação alcançado pela oferta “Made in Italy”, propondo inovações tecnológicas, especialmente em termos de sustentabilidade e digitalização do processo de produção têxtil”, finaliza Sr. Zucchi.

Massimiliano Tremiterra, Comissário de Comércio do escritório da Agência de Comércio em Shangai comenta: “Tecnologia de ponta italiana pode ter uma grande contribuição em inovação e desenvolvimento para a crescente indústria têxtil chinesa. Na China Oriental, estão as três principais províncias para a indústria têxtil e de vestuário: Zhejiang, Jiangsu e Fujian que, juntamente com as províncias de Guangdong e Shandong possuem cerca de 80% da capacidade de produção da indústria.

 “A Itália continua sendo um dos principais fornecedores de máquinas têxteis na China: máquinas para lavanderia, tingimento e acabamento, malharia e máquinas auxiliares. Com seus fabricantes de alta tecnologia e ecologicamente corretos, a Itália é um dos mais importantes players na indústria de máquinas têxteis.”

 “A indústria italiana de máquinas têxteis é focada em sustentabilidade e inovação, alinhada com os pilares dos planos 14th five-years e Made in China 2025. Esta também é a razão do porquê a China se tornou um mercado ainda mais importante para as exportações italianas. É o momento certo para os dois países começarem uma nova rodada de comércio e acelerar a construção conjunta da Silk Road Economic Belt e 21º Century Maritime Silk Road,”

ACIMIT representa um setor industrial que reúne cerca de 300 fabricantes (empregando cerca de 12.900 pessoas), que produz máquinas em um valor aproximado de 1,8 bilhão de euros dos quais 83% são exportados. Criatividade, tecnologia sustentável, confiabilidade e qualidade são os principais pontos que tornaram o maquinário italiano têxtil líder mundial.

www.acimit.it

FONTE: KINITTING INDUSTRY

Translate »