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Fatores econômicos e culturais intervêm compra do colchão2 min read

Por Eleni Kronka – jornalista, pesquisadora e editora de conteúdo.

Tecnologia, valores e benefícios à saúde são aspectos que influem na escolha do colchão, sendo que o interesse do consumidor, neste sentido, já se volta para o conceito de ‘colchão na caixa’.

Recente pesquisa realizada pelo IEMI – Inteligência de Mercado mostra uma nova atitude do consumidor à hora da escolha e da compra do colchão. O Estudo do Comportamento de Compra do Consumidor de Colchões aponta o interesse crescente pelo chamado colchão na caixa, que resulta de nova tecnologia, com benefícios aos usuários. 

O levantamento realizado em 2023 ouviu 1200 entrevistados de todo o Brasil, entre homens e mulheres com idade acima de 18 anos. Independentemente do gênero, 88% dos participantes manifestaram interesse na aquisição do produto. Segundo analistas do IEMI, esta reação demonstra a possível busca pelo artigo por parte do consumidor. 

Mundo das marcas 

Quando perguntados sobre marcas voltadas a este produto específico, aproximadamente 23% dos entrevistados afirmam conhecer ao menos uma empresa no Brasil que produza e comercialize tal artigo. 

Por outro lado, 77% de entrevistados dizem não ter conhecimento específico sobre as marcas. Mesmo assim, os resultados indicam que existe um segmento significativo da população já familiarizado com o artigo.

Poder de compra influi

Quanto ao poder aquisitivo dos entrevistados, há uma relação direta entre renda e interesse pela compra, conforme mostra o levantamento. Dos 1.200 entrevistados, disseram sim para uma possível aquisição do colchão na caixa: classe A (96%), classe B (89%), classe C (86%) e classes D/E (82%). 

Outra tendência reveladora é o percentual de consumidores que conhecem marcas deste segmento. O fato sugere que, em grupos com maior poder aquisitivo, há também maior exposição ou acesso à informação sobre o produto os seus fabricantes. Assim, 37% dos entrevistados da classe A afirmam conhecer tais marcas fabricantes, bem como 23% da classe B, 24% (classe C) e 14% (D/E)

Momento da escolha

Para aproximadamente 54% dos consumidores ouvidos pelo IEMI na pesquisa, o modelo de colchão na caixa é diferencial para a decisão da compra. Outros 20% consideram a possibilidade de adquirir o produto caso seja de fabricante que já produza outros tipos de colchões – como os de moda e espuma. 

Em contrapartida, há uma expressiva fatia de 18% dos entrevistados que não veem o colchão na caixa como aspecto determinante para a decisão de compra. 

Mas é certo que, para a maioria das pessoas ouvidas, o conceito de colchão na caixa agrega valor ao produto e pode ser determinante no momento da compra. 

Para conhecer em profundidade o comportamento de compra do consumidor de colchões em vários outros aspectos, consulte o Estudo do Comportamento de Compra do Consumidor de Colchões e o site iemi.com.br/colchoes

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