Febratex GroupSem categoria Público masculino busca moda com ares de exclusividade4 min read

Público masculino busca moda com ares de exclusividade4 min read

Por Eleni Kronka – jornalista, pesquisadora e editora de conteúdo.

Quando se trata de consumo de vestuário, o investimento realizado pelo público masculino quase se iguala ao das consumidoras. É o que mostra nova pesquisa do IEMI e, de alguma forma, confirma o comportamento dos clientes de Ivan Aguillar.

Há uma transformação em curso na moda masculina e tem a ver com o comportamento do consumidor.

A mudança já está nas passarelas internacionais, por onde circulam coleções com corte esmerado e tecidos nobres, sem perder o ar de despojamento. Assim, a influência da moda rua, calcada no streetwear, vai dando lugar à alfaiataria com toques de contemporaneidade. 

A cartela de cores do verão é feita de tons claros. E, no inverno 2024, adere às gamas de ferrugem, ameixa, cinza e o verde pálido.

As novidades chegam em breve às ruas, por meio dos consumidores mais antenados. Quem avisa é o estilista e empresário Ivan Aguillar, sediado em Vitória (ES) e pronto para abrir loja em São Paulo.

Há cerca de quatro décadas no segmento de moda masculina, o que inclui a roupa pronta e o sob medida, Aguillar traz inovações para a marca. A alfaiataria, por exemplo, agora está também atenta ao público jovem, conectado e exigente. Paralelamente, ele lança a roupa mais casual, como bermudas, camisaria lisa e estampada, assim como peças de tricô.

“O homem clássico, atemporal, busca ser reconhecido por sua imagem e ter sua autoridade alavancada”, avisa o empresário. 

O inverno 2024 de Ivan Aguillar baseia-se em cinco cores principais: creme, verde militar, marinho, cinza e uma pitada de bordô. Os materiais escolhidos são: cashmere, algodão puro, lã fria, sedas, presentes na alfaiataria e na camisaria, compondo com tricôs.

Hábitos de compra

Atento aos detalhes para a abertura da nova loja em São Paulo, Ivan Aguillar tem em mente as características do seu público-alvo. “Trata-se de um consumidor exigente, que prefere o atendimento presencial. Ele opta muitas vezes pelo sob medida, para o fit perfeito da roupa”, alerta. “Conectados com a tecnologia, o conhecimento e as tendências de moda, são clientes que buscam exclusividade”, complementa. 

Mesmo assim, as vendas on-line estão no radar da marca. “Acessórios, óculos, bolsas, carteiras, calçados, ou ainda casacos e sobretudos podem compor o pedido deste cliente, desde que a numeração já seja conhecida por ele”. 

Com espaço de 230 m2, ambientes amplos e decoração clean, a loja em Vitória apresenta o mix completo da marca: alfaiataria, casual, sportswear, calçados e o sob medida. 

“Para São Paulo, o projeto contempla primeiramente o nicho de alfaiataria sob medida, visando aos profissionais do mercado financeiro, advogados e empresários”, revela Aguillar. Para isto, o show-room paulistano atenderá, com hora marcada (@ivan_aguilarofficial), em ateliê na região nobre dos Jardins. 

Pesquisa IEMI confirma tendência de consumo

O estudo realizado pelo IEMI – Inteligência de Mercado traz análise sobre o comportamento de compra no mercado brasileiro. No tocando aos hábitos quanto ao gênero, a pesquisa mostra que, apesar de investirem valores maiores do que as consumidoras, os homens adquirem praticamente a mesma quantidade de peças. 

A diferença entre valores gastos por mulheres e homens em vestuário é pequena. Mas o tíquete médio do público masculino é superior, segundo a pesquisa IEMI.

Tendo por base a movimentação no varejo de vestuário em 2022, o estudo mostra o valor médio de gasto por compra, de acordo com a amostra de 1.440 consumidores. Às mulheres corresponde o valor de R$ 386,76. Para os homens, o tíquete médio sobe para R$ 434,42.

No quesito “quantidade de peças por compra”, há empate entre ambos os grupos, ficando restrita a três unidades. 

Quanto à frequência média anual de compras de artigos de vestuário, ambos os grupos afirmam sair três vezes para novas aquisições. 

Quanto à marca como fator decisivo na compra, 48% das mulheres respondem afirmativamente, enquanto 42% dos homens levam em conta este dado para as suas escolhas.

Quer saber mais sobre o comportamento do consumidor de vestuário? Acesse o Estudo do Comportamento de Compra do Consumidor de Vestuário 2023/2024 e acesse o site iemi.com.br/vestuario

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