Feira têxtil: por que visitar e quais as vantagens para o seu negócio?6 min read
Por que visitar uma feira têxtil e quais as vantagens dessa visita para o seu seu negócio? Como empresário que acompanha todos os investimentos da empresa nos mínimos detalhes, provavelmente você já deve ter se perguntado sobre isso.
Com sua empresa consolidada, será que vale a pena participar de um evento do seu segmento de atuação? A resposta é sim e, pensando nisso, selecionamos algumas das vantagens que a visita em uma feira têxtil pode trazer para o seu negócio. Confira!
Conhecimento sobre o funcionamento do setor têxtil
Você sabe que existe toda uma cadeia produtiva em torno do segmento têxtil, não é mesmo? Visitar uma feira têxtil é uma oportunidade de entrar em contato com os diferentes profissionais e serviços que fazem parte dessa cadeia.
Quer ter uma ideia dos segmentos que costumam participar das grandes feiras aqui no Brasil? Veja a lista: máquinas de corte, máquinas de costura, aviamentos, etiquetas, acabamentos, beneficiamentos, estamparias, fios, informática, automação industrial, teares, química aplicada, química definida, fiação primária e secundária, engomagem, subsegmentação principal, preparação, tingimento e serigrafia. Tudo isso em um único lugar!
Lembre-se de que quanto mais você souber da estrutura envolvendo o mercado têxtil, maiores são as chances de você otimizar os processos realizados em sua empresa e até mesmo reduzir tempo e custos com a produção.
Descoberta das novidades e acompanhamento dos lançamentos
Independente da área de atuação, os mercados passam por constantes atualizações, seja na oferta de novos maquinários, na automação de processos ou no modo como os negócios são realizados.
Quer saber onde você consegue descobrir as novidades mais recentes para sua empresa? Em uma feira têxtil! É nela que os profissionais e as empresas apresentam as principais tendências e inovações no maquinário, bem como perspectivas e cenários do setor têxtil.
Obter essas informações logo que elas são divulgadas é muito importante para o seu planejamento estratégico. Você pode acabar encontrando insumos com melhor rendimento, o que pode aumentar a produção e ampliar sua lucratividade, por exemplo.
Contato com figuras de referência na cadeia têxtil
As melhores feiras têxteis trazem outro grande motivo para uma visita. Elas oferecem ao longo dos dias de evento uma série de palestras e debates com profissionais de diferentes segmentos dentro do mercado têxtil.
Nomes que são referência em processos industriais, moda e mercado compartilham suas experiências de sucesso com você. Essa proximidade com esses profissionais é bastante enriquecedora, pois você pode utilizar as situações e os exemplos apresentados e aplicá-los no contexto do seu negócio.
Também é possível participar de congressos organizados dentro das feiras para a divulgação de trabalhos científicos. São apresentadas pesquisas desenvolvidas para contribuir com o segmento têxtil em geral. Além disso, esse tipo de evento reúne estudos nas áreas tecnológicas e socioambientais.
Essas parcerias contribuem para a divulgação das atividades científicas, mas lhe ajudam a tornar o seu negócio cada vez mais sustentável e rentável.
Networking com profissionais do segmento
A feira têxtil tem mais um excelente atrativo: networking. Ela é, sem dúvidas, o melhor ambiente para conhecer pessoas interessadas em trocar ideias sobre o mercado têxtil, sem a impessoalidade de e-mails ou ligações logo no primeiro contato.
Quer algumas dicas para ampliar sua rede de contatos na próxima feira? Prepare-se antes dela, observando a lista de palestrantes, expositores e representantes dos segmentos de seu interesse. Porém, não fique atento apenas aos nomes das palestras. Aproveite os intervalos para se relacionar com outros profissionais. Circule e não se esqueça dos seus cartões!
Feitos os contatos, elabore uma lista, classificando-os por segmentos: parceiros em potencial, fornecedores etc. Envie um e-mail, agradeça pelo contato e já agende aquela reunião que foi combinada informalmente durante a feira têxtil. Com essas dicas, você estará pronto para obter melhores resultados para o seu negócio a partir do networking feito no evento.
Levantamento da concorrência
Acompanhar de perto o que a concorrência tem feito é tão importante quanto o networking. Se o seu concorrente visita uma feira têxtil e você ainda não, esse é o primeiro sinal de que você precisa se atualizar.
O encontro com as concorrências direta e indireta nesse local contribui para você entender como andam os níveis de produtividade e competitividade da sua empresa e assim, pensar em novas estratégias de negócios.
Oportunidades de negócio
A feira têxtil também é uma ótima ocasião para fechar negócios. Você terá acesso aos principais nomes desse segmento e poderá encontrar aquele que mais pode contribuir com sua empresa. Aproveite, pois muitas empresas oferecem descontos e condições especiais para os participantes da feira.
Você também pode encontrar clientes em potencial e fechar negócio ainda durante o evento. Lojistas e empresas que comercializam produtos da cadeia têxtil também vão às feiras em busca de boas oportunidades de negócio. Se não conseguir fechar um acordo no evento, coloque em prática as dicas de networking o mais rápido possível.
Abertura para futuros expositores
Apresentamos algumas das vantagens para seu negócio quando você decide visitar uma feira têxtil. Agora, pense nos benefícios que você pode adquirir caso se transforme em um expositor em uma próxima feira.
Colocar sua empresa em uma feira têxtil coloca seu negócio no radar dos grandes nomes do seu segmento, agrega valor a sua marca, amplia mercados e aproxima seu negócio de parceiros comerciais e clientes potenciais importantes.
Um bom planejamento é a chave para participar como expositor na próxima feira têxtil. Use o evento para mostrar o seu diferencial em relação à concorrência. Não se esqueça de preparar um estande convidativo. A dica é ficar atento aos expositores mais bem sucedidos em sua próxima visita a uma feira têxtil.
Febratex: a maior feira têxtil das Américas
Agora que você já conhece os motivos de visitar uma feira têxtil e quais as vantagens que ela pode trazer para o seu negócio, que tal marcar presença na 16ª edição da Febratex? Ela é a maior feira para a indústria têxtil nas Américas e será realizada em Blumenau entre os dias 21 e 24 de agosto de 2018.
Ela reúne expositores nacionais e internacionais, bem como oferece palestras, encontros e atrações paralelas realizadas ao longo do evento, com nomes importantes da cadeia têxtil trazendo as principais inovações para o setor.
Para você ter uma ideia, a última edição da Febratex, realizada em 2016, contou com 2,4 mil marcas e expositores de 60 países. Imagine a quantidade de informações e contatos que você pode conseguir em uma feira têxtil de grande porte?
Quer uma última dica preciosa para ficar por dentro das novidades sobre outras grandes feiras, eventos, insumos e máquinas da indústria têxtil? Assine nossa newsletter e receba em primeira mão um conteúdo produzido especialmente para você!