Marketplace Febratex registra negócios, apontam expositores5 min read
Considerado uma extensão da feira física para o meio digital, o lançamento da plataforma foi em agosto e já está gerando negócios.
O Febratex Group lançou em agosto o Marketplace Febratex, uma plataforma totalmente online, considerada uma extensão de suas feiras para o meio digital, que vem para inovar e somar. O Marketplace Febratex é um portal para que os expositores da feira possam divulgar seus produtos e negociar com os profissionais da indústria têxtil, antes mesmo de a feira acontecer. Cada expositor tem a sua loja, com os produtos e inovações que serão destaques no evento. Até agora, já estão disponíveis mais de 700 produtos e serviços.
“O Marketplace Febratex se consolida ao levar a maior feira de máquinas e tecnologias têxteis das Américas para o digital, sendo mais uma das inúmeras novidades que a próxima edição da feira está trazendo”, explica Giordana Madeira, Diretora Executiva do Febratex Group e responsável pela filial da empresa em Portugal.
Os profissionais da indústria têxtil podem acessar a plataforma e fazer seu cadastro gratuito, podendo entrar em contato com os expositores, negociando, comparando e solicitando amostras, por meio do endereço www.marketplace.febratex.com.br.
Giordana comenta que o projeto do Marketplace Febratex já estava no planejamento e programação anual do Febratex Group. “Mesmo com as incertezas causadas pela pandemia do novo coronavírus, que adiou a feira física, aceleramos todo o processo para concretizar e colocar no ar essa primeira versão da plataforma. Portanto preocupados com a realização do evento e as expectativas de negócios para os expositores e parceiros, migramos rapidamente para uma plataforma digital que pudesse conectar os visitantes e expositores, a fim de gerar networking e também manter a feira no digital. Estamos sempre atentos ao movimento do mercado e as novas formas de eventos e negócios”, destaca.
A visão dos expositores
A novidade já vem gerando diversos negócios e networking aos expositores do evento. Para Felipe Simeoni, gerente de Marketing e Inteligência de Mercado da Global Química, empresa expositora na Febratex 2021, a digitalização do evento é extremamente necessária para a adequação dos negócios e eventos neste período de pandemia. “A Febratex soube entender e se adequar a este momento, proporcionando aos seus parceiros e expositores novas soluções de negócios”, comenta.
“Foi um projeto muito acertado pelo Febratex Group. O Marketplace Febratex traz uma boa solução para o momento e que impulsiona a feira e seus expositores para um novo normal, que será cada vez mais presente em nossa rotina. A presença digital é hoje uma necessidade latente e a plataforma contribuiu para fortalecermos nosso posicionamento digital”, informa Simeoni.
O gerente de Marketing e Inteligência de Mercado da Global Química também informa que o retorno do Marketplace Febratex tem sido bastante positivo. “Junto com a plataforma trouxemos soluções que englobam lives, treinamentos e outras oportunidades digitais que estão ajudando nosso mercado a enfrentar os desafios trazidos pela pandemia. E nesse momento em que não pode haver a Febratex física, a plataforma torna-se essencial para a manutenção dos relacionamentos comerciais, troca e desenvolvimento de mercado. Sem esse tipo de iniciativa, o segmento acabaria tendo ações pontuais desenvolvidas por empresas, porém não integradas. A integração é um grande diferencial para o cliente, porque traz em um único ambiente todas as soluções disponíveis para o mercado da indústria têxtil”, relata Simeoni.
Já para Elton Maas, sócio-proprietário da MAAS Automação, empresa confirmada na Febratex 2021, a feira é a vitrine para quem deseja estar em evidência no setor têxtil. “A possibilidade de demonstrar nossos produtos e serviços em uma plataforma virtual, sempre expande nosso alcance, ainda mais quando está ligada à principal feira do segmento. Tivemos vários contatos, gerando bastante networking”.
Ricardo Fischer, diretor de operações da Silmaq, empresa expositora confirmada na Febratex, concorda que a presença da feira no online vem sendo uma estratégia assertiva e que surgiu para ser mais um canal de promoção para os produtos dos expositores e parceiros, contribuindo para gerar leads qualificados no quotidiano comercial. “O retorno da plataforma está sendo positivo. O mercado está reagindo a cada semana que passa e percebemos que um público diferente do que já abordamos tem nos procurado por meio dela”, relata Fischer.
“A Febratex ter lançado o seu Marketplace na data que seria a realização da feira foi um sinal de que o mercado não se apagou, pelo contrário, está mais consolidado do que nunca. E a Silmaq já vinha se preparando para a transformação digital dos seus negócios, então quando a plataforma surgiu estávamos aptos a entrar de forma ágil e assertiva. Tem sido uma feliz experiência”, informa o diretor de operações da Silmaq.
Já para Tainara Wessling Prochnow, especialista de comunicação e marketing do Grupo NS, a Febratex ao longo de sua existência sempre fomentou e aproximou a inovação e tecnologia entre os profissionais da indústria têxtil. “Lançar o marketplace mantém vivo esse propósito, sendo uma excelente ferramenta para encurtar o caminho entre necessidades e soluções”.
“A Febratex sempre foi aguardada com muita expectativa pelo grupo NS, somos expositores desde a primeira edição. Sem a feira física, o showroom digital no Marketplace está proporcionando essa aproximação tão importante entre expositores e leads, o que sem dúvida será útil mesmo após a realização da feira física”, relata Tainara.