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Novo centro de prototipagem digital5 min read
O novo centro de prototipagem digital para a indústria têxtil e do calçado
A transformação digital é inevitável para o futuro da indústria da moda, sobretudo na situação pós pandemia.
O que estão fazendo marcas como a Puma, Nike e Tommy Hilfiger?
A Way2tex, empresa luso-brasileira sediada no Norte de Portugal em um dos principais clusters têxteis da Europa, apresenta para o Brasil com exclusividade, o primeiro centro de prototipagem digital vocacionado para a Indústria da moda. Chama-se sampLess, abriu portas em Portugal no início deste ano e tem por missão evangelizar a transformação digital na indústria da moda e no ensino profissional, através da implementação de processos mais eficientes e sustentáveis.
Qual é o futuro da moda e da tecnologia e como isso afetará o modelo de negócio global ?
O mundo está assistindo à ascensão dos disruptores da tecnologia da moda e a sampLess surge precisamente com o intuito de responder à emergência de informar e formar os empresários neste processo de transição, oferecendo serviços digitais, formação e consultoria no processo de iniciação às novas tecnologias de digitalização na indústria, mais concretamente no sector da prototipagem digital.
O atual processo de desenvolvimento e criação de produtos na indústria da moda pouco evoluiu ao longo das últimas décadas. Continua a ser um processo longo, envolvendo a produção de amostras físicas que implicam o consumo de uma grande quantidade de recursos e operações logísticas que não acrescentam valor ao produto.
“sampLess – Novo centro de prototipagem digital”
O projecto, que já conquistou clientes na Europa, EUA e Canadá, pretende revolucionar a forma como a indústria têxtil e calçadista cria amostras, tornando o processo totalmente digital, mais rápido e com menor desperdício, o que promete acelerar o desenvolvimento de novos produtos e acabar com os custos e o impacto ambiental de produzir, distribuir e por vezes destruir amostras físicas.
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As marcas que assumem a sustentabilidade e a inovação como alguns dos seus critérios estratégicos estão mais conscientes desta tecnologia, porque se reduz muito o desperdício. Com esta tecnologia, podemos diminuir em 75% as amostras físicas que são criadas, economizando tempo e custos ao nível do design e criação de produtos, bem como fornecendo profundos benefícios de rentabilidade e sustentabilidade ao longo de toda a cadeia de valor, lembra o co-fundador da sampLess.
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Um protótipo digital pode ser partilhado com a equipa comercial, com clientes ou com qualquer parceiro, tornando-se desnecessário estar a produzir amostras físicas e a enviá-las. “Para além de evitar o desperdício, este protótipo digital é depois costumizável, podemos mudar a cor ou o padrão, sem ter de produzir nada fisicamente”, salienta o responsável do projecto. “Numa última fase, uma empresa pode até apresentar um produto na internet ou nas redes sociais sem o produzir. Imagine que vende uma peça em preto e quer testar se a venderia em vermelho, pode colocá-la no site, perceber o feedback dos clientes ou do público, e depois arrancar com a produção”
“A nossa missão é evangelizar este know-how digital em toda a indústria da moda e também no ensino através da partilha de software para as escolas de design de moda. As tecnologias atuais tornam-se por vezes demasiado complexas e pesadas financeiramente para algumas empresas as internalizarem a 100%. Com este serviço, todos podem ir a jogo nesta nova vaga do digital fashion”, explica Paulo Salgado.
Tecnologia Revolucionária usada já em marcas como Nike, Puma e New Balance
Para além dos serviços de digitalização, a sampLess está a introduzir também na Europa e no Brasil a tecnologia norte-americana Swatchbook, uma plataforma digital que promete servir de marketplace para os produtores que já têm a prototipagem digital integrada.
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“Funciona tanto como marketplace como um digital showroom para os produtores de matéria prima apresentarem virtualmente aos seus clientes as suas novas colecções de materiais em 3D, permitindo a fornecedores e clientes começarem a testar materiais e construírem protótipos dentro da própria plataforma”, explica Paulo Salgado.
Fundadores: A sampLess foi fundada por Paulo Salgado, Engenheiro Industrial e Consultor em Transformação Digital e Sérgio Conceição, Artista 3D especializado em modelagem e customização de produtos de luxo. Ambos já trabalharam em marcas como Hermès, Dior e Gucci.
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