Febratex GroupBusiness Novo centro de prototipagem digital5 min read

Novo centro de prototipagem digital5 min read

O novo centro de prototipagem digital para a indústria têxtil e do calçado

A transformação digital é inevitável para o futuro da indústria da moda, sobretudo na situação pós pandemia.

O que estão fazendo marcas como a Puma, Nike e Tommy Hilfiger?

A Way2tex, empresa luso-brasileira sediada no Norte de Portugal em um dos principais clusters têxteis da Europa, apresenta para o Brasil com exclusividade, o primeiro centro de prototipagem digital vocacionado para a Indústria da moda. Chama-se sampLess, abriu portas em Portugal no início deste ano e tem por missão evangelizar a transformação digital na indústria da moda e no ensino profissional, através da implementação de processos mais eficientes e sustentáveis.

Qual é o futuro da moda e da tecnologia e como isso afetará o modelo de negócio global ?
O mundo está assistindo à ascensão dos disruptores da tecnologia da moda e a sampLess surge precisamente com o intuito de responder à emergência de informar e formar os empresários neste processo de transição, oferecendo serviços digitais, formação e consultoria no processo de iniciação às novas tecnologias de digitalização na indústria, mais concretamente no sector da prototipagem digital.

O atual processo de desenvolvimento e criação de produtos na indústria da moda pouco evoluiu ao longo das últimas décadas. Continua a ser um processo longo, envolvendo a produção de amostras físicas que implicam o consumo de uma grande quantidade de recursos e operações logísticas que não acrescentam valor ao produto.

“sampLess – Novo centro de prototipagem digital”

O projecto, que já conquistou clientes na Europa, EUA e Canadá, pretende revolucionar a forma como a indústria têxtil e calçadista cria amostras, tornando o processo totalmente digital, mais rápido e com menor desperdício, o que promete acelerar o desenvolvimento de novos produtos e acabar com os custos e o impacto ambiental de produzir, distribuir e por vezes destruir amostras físicas.

As marcas que assumem a sustentabilidade e a inovação como alguns dos seus critérios estratégicos estão mais conscientes desta tecnologia, porque se reduz muito o desperdício. Com esta tecnologia, podemos diminuir em 75% as amostras físicas que são criadas, economizando tempo e custos ao nível do design e criação de produtos, bem como fornecendo profundos benefícios de rentabilidade e sustentabilidade ao longo de toda a cadeia de valor, lembra o co-fundador da sampLess.

Um protótipo digital pode ser partilhado com a equipa comercial, com clientes ou com qualquer parceiro, tornando-se desnecessário estar a produzir amostras físicas e a enviá-las. “Para além de evitar o desperdício, este protótipo digital é depois costumizável, podemos mudar a cor ou o padrão, sem ter de produzir nada fisicamente”, salienta o responsável do projecto. “Numa última fase, uma empresa pode até apresentar um produto na internet ou nas redes sociais sem o produzir. Imagine que vende uma peça em preto e quer testar se a venderia em vermelho, pode colocá-la no site, perceber o feedback dos clientes ou do público, e depois arrancar com a produção”

“A nossa missão é evangelizar este know-how digital em toda a indústria da moda e também no ensino através da partilha de software para as escolas de design de moda. As tecnologias atuais tornam-se por vezes demasiado complexas e pesadas financeiramente para algumas empresas as internalizarem a 100%. Com este serviço, todos podem ir a jogo nesta nova vaga do digital fashion”, explica Paulo Salgado.

Tecnologia Revolucionária usada já em marcas como Nike, Puma e New Balance

Para além dos serviços de digitalização, a sampLess está a introduzir também na Europa e no Brasil a tecnologia norte-americana Swatchbook, uma plataforma digital que promete servir de marketplace para os produtores que já têm a prototipagem digital integrada.

“Funciona tanto como marketplace como um digital showroom para os produtores de matéria prima apresentarem virtualmente aos seus clientes as suas novas colecções de materiais em 3D, permitindo a fornecedores e clientes começarem a testar materiais e construírem protótipos dentro da própria plataforma”, explica Paulo Salgado.

Fundadores: A sampLess foi fundada por Paulo Salgado, Engenheiro Industrial e Consultor em Transformação Digital e Sérgio Conceição, Artista 3D especializado em modelagem e customização de produtos de luxo. Ambos já trabalharam em marcas como Hermès, Dior e Gucci.

Se você quer saber mais sobre esta tecnologia, clique aqui que entraremos em contato com você.

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