Way 2 Tex quer aproximar têxtil de Portugal e Brasil2 min read

A enorme dimensão e potencial da fileira têxtil do Brasil tem ainda poucas ligações à sua congénere portuguesa – as taxas alfandegárias são o impedimento mais visível – e a função da Way 2 Tex, do universo da Febratex mas uma empresa de direito português, é precisamente a de aproximar os empresários dos dois países.

Como disse ao T Jornal a diretora executiva do Febratex Group, Giordana Madeira, “gerimos a internacionalização da fileira têxtil nos dois sentidos: dos empresários brasileiros para Portugal, porta de entrada na União Europeia, e dos portugueses para o Brasil”. “Queremos aumentar o conhecimento de cada lado em relação ao outro e melhorar os níveis de confiança entre ambos”, sublinha.

Para isso, o Febratex Group – que todos os anos organiza uma feira internacional – agregou em seu torno uma série de valências. Assim, e para além da Way 2 Tex, o grupo responde pela Febratex News (divulgação), o Marketplace Febratex (apresentação de empresas e projetos), o Febratex Conect (sustentabilidade e inovação), o Febratex Startup (apoio ao empreendedorismo) e a Febratex Summit (colaboração internacional).

“A nossa intenção é identificar novas oportunidades de ligação entre as duas fileiras têxteis” e aumentar a capacidade de internacionalização – num quadro em que, mesmo face à pandemia de Covid-19, “a resiliência da indústria brasileira é uma garantia de que a economia do maior país da América do Sul continua a funcionar”, disse Giordana Madeira.

A Febratex é a maior feira das Américas para a indústria têxtil e a terceira maior do mundo, e deverá realizar o seu próximo evento entre 23 e 26 de agosto de 2022. Os organizadores prometem uma “Febratex 2022 com novidades e atrações inéditas para marcar a retoma da indústria têxtil brasileira na maior edição da história da feira”.

Fonte: Jornal T

Translate »