Como participar de uma feira internacional

Como participar de uma feira internacional para ganhar visibilidade no mercado?6 min read

As feiras são eventos que oferecem um espaço repleto de oportunidades de relações comerciais. Expor seus produtos e serviços e estar em contato com os stands de outras marcas é uma boa maneira de aumentar o networking e atrair novos clientes em um curto período de tempo. Por essa razão, saber como participar de uma feira internacional é uma ótima possibilidade de expansão de negócios para a sua empresa.

Quer saber mais sobre feiras internacionais? Então confira este post!

Como participar de uma feira internacional?

A parte mais importante na decisão de participar de uma feira de caráter internacional é fazer um bom planejamento com antecedência. Afinal, embora possa potencializar o negócio da empresa, a participação de eventos como esses não é uma questão fundamental.

Por isso, a fase crítica desse processo consiste em montar um plano estratégico para avaliar se a empresa deve ser inserida — ou continuar — no mercado mundial. Além disso, também é importante saber se haverá a possibilidade de participar das próximas feiras, caso contrário, pode ser considerado um investimento em vão.

Depois de estabelecer as estratégias de inserção no mercado internacional, chega a hora de definir as ações para viabilizar a sua participação na feira.

Confira alguns dos procedimentos que podem otimizar seu negócio.

Entre em contato com a organização da feira

Após determinar o evento e ter um planejamento bem definido, o próximo passo a se tomar é entrar em contato com a organização da feira. Com ela, é possível montar ou ampliar o projeto de internacionalização do seu negócio. Portanto, é fundamental buscar por organizadoras de acordo com o segmento da sua empresa.

Organize sua exposição

A organização é outro fator crucial para a participação de feiras internacionais. Desse modo, é imprescindível que a empresa esteja com mostruário, cartões de visita e tabela de preços a postos. Ter, pelo menos, um representante com domínio do idioma falado no país onde ocorre a feira ou fluência em inglês também faz parte do planejamento. Além disso, outra maneira de atrair a atenção de empresários é prezar pela limpeza, organização e comodidade do ambiente de exposição.

Prepare os documentos

Em relação aos procedimentos burocráticos, a primeira ação a se tomar é dar entrada, de modo legal, do seu mostruário. Nesse caso, o ATA Carnet é fortemente recomendado. Além disso, existem associações que oferecem o suporte necessário aos expositores antes e durante o evento, resolvendo questões como a documentação e o pagamento. A Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT) é um exemplo para empresas do setor têxtil.

Monte um pós-feira

Quando a feira termina é que o trabalho realmente começa. Depois do evento, é necessário que as pessoas que tiveram contato com o seu stand recebam feedbacks. Construir uma boa relação com os prospects identificados pela empresa é essencial, outra razão importante para ter um representante que fale o idioma local.

Enviar amostras, convites e demonstrar interesse em fazer negócio é uma boa forma de conseguir um retorno positivo da participação no evento.

Por que é importante divulgar a empresa em feiras?

Participar de feiras, principalmente internacionais, é muito bem-visto por especialistas de marketing por ser uma maneira de aumentar a visibilidade e a divulgação dos produtos ou serviços de empresas de pequeno, médio ou grande porte.

Veja algumas das vantagens que se obtém ao participar de feiras internacionais.

Atualizar-se sobre o mercado

Em locais como esses, diversas fontes de informações sobre a atual situação do mercado estão reunidas. Assim, o expositor, além de mostrar seu trabalho, conhece melhor o ambiente ao qual está sendo inserido e inspira-se para ter novas ideias para o seu próprio negócio.

Ampliar a rede de contatos

Outro benefício é que, nas feiras, há inúmeros especialistas e empresários abertos para estabelecer contatos e criar relações de negócio. Além disso, é uma oportunidade de conhecer melhor o trabalho de seus concorrentes. Por essas razões, a feira também é um ambiente propício para aumentar o networking, com possibilidade de troca de informações e parcerias.

Prospecção de clientes

A princípio, é preciso ter em mente a ideia de que nem todos os empresários presentes são clientes. No entanto, muitos deles estão sim à procura de novos produtos ou podem conduzir àqueles que estão em busca de bons negócios. Portanto, coletar dados dos visitantes é uma boa estratégia para aumentar a mailing list ao estabelecer relações com potenciais clientes.

Como expor em feiras e vender?

Ao decidir expor sua marca em feiras internacionais e conquistar novos clientes, vem a necessidade de elaborar estratégias de vendas. Uma delas é determinar o objetivo da participação na feira, investindo em um estande compatível com as necessidades e o porte da empresa a fim de evitar custos desnecessários.

Além disso, a era atual cobra uma maior informatização. Por isso, fazer um bom uso da tecnologia é outra ferramenta para potencializar o seu negócio. Recursos como telas touch, animações, aplicativos e, principalmente, interações com as redes sociais são extremamente úteis para atribuir um destaque à sua marca e atrair a atenção dos participantes.

Nesse momento, o investimento no marketing é essencial desde os dias anteriores até o pós-feira. Aposte em convites para a sua exposição por meio de posts sobre o assunto e chamadas nas redes sociais ou demais mídias. Catálogos online e brindes também garantem uma interação maior com o cliente e, possivelmente, um aumento nas vendas.

É importante participar da Febratex?

Neste ano, a Febratex realizou a sua 16° edição da maior feira da indústria têxtil das Américas. Esse evento contou com mais de 3 mil empresas nacionais e internacionais expondo suas marcas e visitas de cerca de 30 mil compradores e empresários de todo o mundo.

Participar de feiras como essa é uma oportunidade importante para aumentar a notoriedade da sua marca e desenvolver o negócio da sua empresa têxtil. A próxima edição já está confirmada para 2020, na cidade de Blumenau, Santa Catarina. Portanto, não fique de fora!

Como você pôde ver, ter uma sólida noção de como participar de uma feira internacional e desenvolver estratégias de vendas é uma excelente oportunidade para potencializar seu negócio, recebendo destaque em âmbito internacional e estabelecendo novas relações empresariais.

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