Como usar eventos da indústria têxtil para fazer networking?5 min read
Conhecer novas pessoas, compartilhar conhecimentos e trocar experiências é uma das grandes vantagens de se fazer networking em eventos. Um profissional antenado e dedicado à sua carreira sabe disso e está sempre em busca de oportunidades para ampliar sua rede de contatos.
Tratando da indústria têxtil, em que esses eventos são frequentes e enriquecem a atuação profissional, vamos falar neste post como é possível estreitar relações com outros especialistas e conquistar uma rede diversificada e produtiva de contatos.
Por isso, se o seu objetivo é se tornar bem-sucedido na área, fazer bons negócios para a empresa e colocar sua marca em evidência no mercado, não deixe de conferir as dicas a seguir. Acompanhe!
Por que fazer networking na indústria têxtil?
Antes de falarmos sobre as estratégias para ampliar sua rede de contatos, é interessante esclarecermos o quanto isso é relevante para gestores e empreendedores do setor têxtil. Aliás, esse é um dos mercados que mais exigem a interação entre profissionais.
A indústria têxtil é uma grande rede que valoriza bastante o contato pessoal. Muito além do contato e conhecimento do produto, esse segmento é pautado na interação, ou seja, o networking em eventos faz parte de sua base.
Porém, é preciso enfatizar que essa estratégia está se tornando mais complexa no país, visto que os eventos e a troca de informações estão sendo cada vez mais regionalizados e não nacionalizados. Afinal, participar de feiras nacionais e internacionais demanda um certo investimento.
Ainda assim, os profissionais mais atentos não ignoram o fato de que a indústria precisa do contato direto e pessoal para se desenvolver melhor. É difícil fazer moda sem esses espaços de troca presencial de inteligência de mercado, além da intimidade com o tecido e com o fio ser indispensável.
Para o empreendedor do ramo têxtil, participar de eventos coletivos amplia o seu networking e favorece a inovação dentro de sua empresa.
Com isso, independentemente de você trabalhar com uniformes, setor esportivo, roupa íntima ou alta-costura, não há como criar uma relação íntima com fornecedores e clientes sem estar presente em feiras e eventos desse setor.
Networking em eventos: como você pode fazer isso?
É difícil encontrar um empresário ou gestor que não compreenda a relevância de se investir em networking. Porém, colocar em prática esse conceito nem sempre é tão simples e exige algumas boas práticas.
Para auxiliá-lo com essa tarefa, reunimos algumas dicas que farão com que você aproveite bem a oportunidade de estar presente em uma feira da indústria têxtil e saia dali com uma rede de contatos muito mais sólida e diversificada. Quer aprender? Prossiga com a leitura!
Prepare-se para o evento
Quando falamos em preparação para o evento, estamos nos referindo a algo muito maior do que reservar um lugar e chegar no dia e horário marcado. Para que você extraia todo o potencial de um evento como esse, é essencial entender todo o seu contexto.
Pesquise sobre os objetivos da feira e os participantes que estarão presentes, veja como ela poderá enriquecer o funcionamento do seu negócio e, claro, esteja pronto para falar de sua empresa com possíveis investidores.
Identifique os tipos de pessoas que deseja conhecer
Há sempre um setor ou estratégia de seu negócio que pode se beneficiar ou que esteja precisando mais das oportunidades que podem surgir em uma feira da indústria têxtil. Portanto, você deve conhecer as demandas internas da sua empresa e estipular o tipo de pessoas com quem deverá fazer contato.
Não seja tímido
Se há algo que você não pode ser em um evento é ser tímido. O ideal é se soltar, conversar, ouvir e interagir o máximo possível com todos que estão no local.
Trabalhar a comunicação é imprescindível e faz parte da essência no networking. Visando reforçar sua marca, é importante pensar em uma comunicação dirigida para o seu mailing, mas também para novas pessoas — que ainda não conhecem seus produtos.
Ande pelo local
Ficar parado em um stand não é uma estratégia inteligente e desperdiça inúmeras oportunidades para sua empresa. Portanto, caminhe pelo local e entenda tudo o que está acontecendo por ali.
Observe as empresas que estão presentes, anote possíveis contatos e procure conversar com outros empreendedores do ramo. Esse contato simples e despretensioso pode lhe render bons contratos no futuro.
Faça uso das redes sociais
Nos dias de hoje, é praticamente impossível encontrar um profissional ou empresa que não estejam ativos nas redes sociais. Assim sendo, que tal se conectar às pessoas e negócios com os quais você conversou?
Para isso, solicite o perfil no LinkedIn e no Facebook, curta a página do palestrante que gostou e prestigie seus clientes em potencial no mundo virtual. Essas simples atitudes são importantes para o seu networking.
Leve cartões de visita com você
Antes de ir a um evento, é sempre importante verificar se você tem uma quantidade adequada de cartões de visita para levar. Na maioria das vezes, as pessoas não conseguem se lembrar de detalhes de tantos contatos, mas um bom cartão pode relembrá-lo após a feira.
Faça uma lista com todos os contatos realizados
No final do evento, é importante fazer um balanço e observar os contatos que foram realizados. Para isso, faça uma lista por categorias, como:
- parceiros;
- fornecedores;
- clientes em potencial.
Com essa lista em mãos, procure fazer um contato de cortesia, agradecendo pela conversa e até marcando uma possível reunião para tratarem de interesses em comum. Mas lembre-se de não ser inconveniente e evitar mensagens desnecessárias.
Gostou das dicas para fazer networking em eventos? Essas boas práticas são úteis não apenas para participar de uma feira da indústria têxtil, mas para absorver e aproveitar todas as oportunidades que uma boa rede de contatos pode lhe proporcionar.
Lembre-se de que são nesses grandes eventos que você poderá conhecer novos parceiros, fornecedores e clientes, afinal, um dos maiores objetivos de se investir no networking é, sem dúvidas, conquistar novos contratos.
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