Entenda a importância do networking através de feiras e eventos6 min read

Ter uma ótima rede de contatos é imprescindível para o sucesso na vida profissional e na vida social. Inclusive, boa parte das negociações é resultado de um excelente networking em feiras e eventos — e isso não é diferente no setor têxtil.

Por isso, é muito importante construir e fortalecer seu networking nesses momentos. Afinal, em apenas um lugar e em um curto espaço de tempo, é possível contatar diferentes pessoas para se apresentar, trocar cartões, falar da sua empresa etc.

Um networking bem feito exige uma combinação de iniciativa, estratégia e bom senso. Pensando nisso, preparamos este texto para ajudar você com as melhores dicas para fazer networking ao participar de eventos e de feiras.

Quer melhorar a forma como você vem construindo novos relacionamentos para o seu negócio? Então confira as nossas dicas de boas técnicas de networking e saia dos próximos eventos com uma grande lista de novos contatos! Boa leitura!

Prepare-se para o evento e esteja informado

Você tem que saber o que exatamente vai fazer no local. Portanto, é necessário ter algumas informações em mente. Quais são os players de mercado mais importantes que você pode encontrar? Quem estará lá que pode ser interessante para o seu negócio ou para você? Em qual momento você vai iniciar um contato? O mais indicado é que você foque em conhecer as pessoas que tenham relação com o seu empreendimento.

Além disso, esteja preparado para responder perguntas sobre você e seu negócio. Ensaie um breve discurso para quando um contato perguntar o que você faz e adapte as respostas para o perfil de público que estará na feira ou evento.

Outra dica importante é estar sempre atualizado sobre as novas tendências que eventualmente poderão ser pautas para conversas, além, é claro, de se informar sobre lançamentos e fusões de produtos e serviços.

Pré-selecione os contatos

Antes de ir para a feira ou evento, pesquise as empresas e os públicos que vão participar. Assim, você pode preparar com antecedência uma lista dos principais fornecedores e clientes que deseja ter contato.

Uma dica é procurar por pessoas que podem ser conhecidas para ajudar nesse processo. Contatos que já fazem parte da sua rede sempre podem ser acionados para expandir o networking.

Demonstre sua apreciação

Não é preciso ser um bajulador para ser simpático. Afinal, ninguém gosta de pessoas que elogiam todos e tudo de forma artificial — mas lembre-se de que é bom demonstrar ser sinceramente grato pelo tempo, indicação, conselho ou crítica construtiva.

Você vai ganhar muitos pontos ao se preocupar em escrever um e-mail gentil, por exemplo, mostrando educadamente de que maneira a ajuda de alguém foi útil. Ser uma pessoa agradecida e atenciosa é uma forma elegante de ser lembrado e de ficar marcado na vida de alguém.

Saiba como se apresentar e abordar pessoas

Além de estar pronto para dizer o que você faz, é fundamental demonstrar conhecimento do negócio dos outros. Mas não pressione! Procure dar espaço para que seu interlocutor também conduza a conversa. Dessa maneira, você vai encontrar o melhor momento para falar sobre possíveis parcerias.

Caso a pessoa dê liberdade, apresente-se diretamente, com um aperto de mão e um sorriso. Se o contato importante já estiver conversando com outras pessoas, procure se aproximar dele aos poucos, sem ser invasivo. Uma dica é tentar entrar na conversa e iniciar um assunto com todos os envolvidos.

Desenvolva a conversa

Fazer uma pergunta que seja pertinente à feira ou ao evento, ou ainda sobre o negócio do seu contato, é uma ótima alternativa. Iniciar essa conversa faz com que você ganhe o tempo necessário para definir o seu próximo passo. Caso a resposta seja vaga, seja cauteloso na próxima pergunta. Agora, se você sentir receptividade, é importante esquentar um pouco mais a conversa.

É fundamental que, posteriormente, você não se esqueça quais pessoas estão associadas aos contatos feitos. Para evitar problemas, você pode anotar nos cartões recebidos alguma característica ou comentário feito pelo interlocutor. Mencionar esses detalhes depois vai fazer com que a pessoa se sinta lembrada e especial.

Tenha sempre um cartão de visitas em mão

Em uma era tão tecnológica, o cartão de visita foi quase banido das reuniões de negócio. As redes sociais é que são a moda hoje em dia. No entanto, os dispositivos eletrônicos por vezes acabam nos roubando um tempo muito valioso. Então, o que acha de ter em mãos alguns cartões de visita?

O bom e velho cartão pode ajudar a evitar eventuais distrações que os aplicativos causam. Se você está em um evento para expandir a sua rede, deve focar nas relações interpessoais, e não nas virtuais, certo? Essa também é uma forma de evitar ficar com o celular o tempo todo em mãos.

Circule por todo o evento e aproveite seu tempo

Movimente-se pelo espaço e evite ficar em um canto conversando com as mesmas pessoas ou mexendo no celular. Afinal, esse é o momento de otimizar o seu tempo.

Não conseguiu falar com o potencial cliente que tanto gostaria? Circule pelo local e vá em busca de uma oportunidade nova. Você sempre pode retomar a tentativa mais tarde. O que importa é: se você não estiver conversando com uma pessoa, algo está errado.

Nas interações, aprofunde diálogos com pessoas que podem render oportunidades para você e para o seu negócio. Se a conversa não estiver alinhada com os seus propósitos, um bom aperto de mão e um “até logo” são ótimas saídas. Terminada a feira ou o evento, é o momento de construir relacionamentos sólidos com os contatos que você fez.

Encontre feiras e eventos para participar

Uma dúvida que você pode ter é sobre como encontrar feiras e eventos relacionados ao setor. Bom, antes de tudo, você precisa escolher boas feiras e eventos, ou seja, aqueles que já têm alguma tradição no mercado e que contam com vários expositores.

É importante estar presente nas grandes feiras que são voltadas para o setor têxtil. Bons exemplos são a Maquintex e a Signs Nordeste, em Fortaleza/CE, a Febratex, em Blumenau/SC, e a Agreste Tex, em Caruaru/PE, que não se limitam a um segmento. Nessas feiras, você vai ter contato com clientes em potencial e fornecedores de equipamento, além de poder conversar com autoridades que conhecem as tendências do setor. É uma grande oportunidade para aumentar a notoriedade da sua marca e desenvolver o negócio do seu empreendimento têxtil.

A dica mais valiosa de como fazer o networking dar resultado é nutrir os seus contatos. Depois da feira ou evento, não deixe de adicioná-los em sua rede social. Caso for entrar em contato por e-mail, espere alguns dias para ter certeza de que sua mensagem vai ser lida. É comum que após esses eventos muitas pessoas entrem em contato, sobrecarregando a caixa de e-mail. E você não quer ser mais um entre vários, certo?

Ficou interessado e quer saber mais sobre as nossas feiras e eventos para fazer o melhor networking? Então aproveite para entrar em contato conosco agora mesmo!

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