FCEM Febratex GroupArtwork Advertising Como feiras podem ajudar a promover uma marca no mercado brasileiro?6 min read

Como feiras podem ajudar a promover uma marca no mercado brasileiro?6 min read

Muitas indústrias do setor têxtil ficam em dúvida em como promover uma marca no mercado brasileiro. Afinal, no caso do segundo setor, as estratégias de marketing convencional podem não funcionar tão bem. Por isso, é muito importante pensar na construção de um networking capaz de fazer com que seus produtos e serviços sejam conhecidos por outros negócios.

Nesse sentido, as feiras podem ser um grande diferencial. Elas são eventos nos quais os empresários expõem os seus produtos e têm a oportunidade de falar mais sobre seu negócio, criando seu próprio caso.

Além das exposições, há momentos de integração e interação em cafés, festas e cursos, o que permite um contato mais próximo com os colegas de setor. Ainda, você conhece novas tecnologias e insumos para melhorar a qualidade dos seus produtos. 

Se você ficou interessado e quer saber mais sobre a importância das feiras para a promoção do seu negócio, acompanhe o nosso post!

Como as feiras ajudam a promover uma marca?

Geram networking

Qualquer empreendedor deve saber a importância do networking para a divulgação da empresa. Há uma certa crença equivocada de que não adianta conversar com pessoas que atuam no mesmo setor que você, pois elas são potenciais concorrentes. No entanto, apesar de a competição por clientes ser natural, o ambiente é muito mais cooperativo do que se pensa. 

Afinal, em uma grande feira, com mais de 100 participantes por exemplo, apenas um ou dois serão seus concorrentes diretos. A maioria deles atua em outros segmentos ou em regiões completamente distintas da sua. Em vez de atrapalhar, eles podem fornecer conselhos valiosos de estratégias que estão utilizando e que estão trazendo bastante sucesso aos seus negócios.

Além disso, o networking funciona como uma verdadeira rede de contatos. Provavelmente, um desses “concorrentes” foi procurado por pessoas fora de sua região ou setor de atuação. Assim, caso você crie um bom relacionamento com eles, poderá ser indicado. Nesse marketing boca a boca, você verá sua carteira de clientes aumentar cada vez mais. 

Tornam a empresa conhecida por outras marcas do setor

O setor têxtil, em sua maioria, é composto por pequenas e médias empresas (PMEs). Ou seja, são negócios que não têm uma capacidade de divulgação nacional devido ao seu orçamento mais reduzido. É esse o seu caso?

Em uma feira, essas várias PMEs poderão fazer contato uma com as outras e divulgarão as suas marcas. Desse modo, vários negócios podem ser feitos! Marcas de fios podem conhecer empresas de tecelagem que, por sua vez, vão conversar com marcas de confecção.

Consequentemente, toda a cadeia produtiva começa a se integrar e estabelecer bons negócios. Assim, todo o setor ganha, pois se torna mais competitivo frente aos concorrentes internacionais. Afinal, as empresas asiáticas têm tentando dominar o nosso mercado interno e somente um setor unido pode fazer frente a esse desafio. Nesse ponto, as feiras são aliadas imprescindíveis. 

Dão visibilidade para a proposta da marca

Um dos pontos altos de qualquer feira é a apresentação dos expositores. Cada um tem um pequeno tempo para falar a todos os outros participantes. Neste momento, você pode falar a respeito da missão e dos valores da sua empresa, explicar os diferenciais do seu produto e resumir a proposta da marca. 

Essa é uma oportunidade de marketing que você não tem todo dia. Afinal, em uma exposição, você garante que sua mensagem chegue a 100% do público. O mesmo não é possível em uma campanha de e-mails ou em um web site. 

Apresentam as coleções

No caso de tecelagens e de confecções, também há oportunidade para a apresentação de novas coleções. Geralmente, há um espaço adaptado tanto para a apresentação de tecidos quanto para desfiles de moda.

Se você tem uma confecção, essa é uma oportunidade importantíssima para que os varejistas conheçam os seus produtos e se interessem em disponibilizá-los em suas lojas. 

Testam a aceitação de produtos

Outra possibilidade bem legal é realizar o teste de conceito dos seus produtos mais novos antes de lançá-los no mercado. Toda novidade precisa passar por uma fase de verificação da aceitação, pois, caso contrário, há sempre a chance de o insucesso de um único produto manchar permanentemente a reputação de sua marca.

Nas feiras, você poderá explicar ao público que está simplesmente avaliando a viabilidade de alguns produtos e fazendo pesquisas de opinião. Com isso, você terá tempo para aprimorá-los antes de disponibilizar realmente para o público final.

Como garantir o sucesso da sua participação nas feitas?

Escolha as feiras certas para o seu segmento

Primeiramente, você deve escolher boas feiras, ou seja, aquelas que já têm alguma tradição no mercado e contam com dezenas de expositores. Infelizmente, as feiras pequenas não oferecem tantas oportunidades que justifique o custo.

Para isso, é importante estar presente nas grandes feiras voltadas para todo o setor têxtil, como a Agreste Tex e FEBRATEX, que não se limitam a um segmento. Nelas, você tem contato com fornecedores de equipamento e clientes em potenciais, além de poder conversar com autoridades que conhecem bem as tendências do setor.

Contudo, não deixe de frequentar as feiras mais específicas para seus segmentos, desde que elas reúnam mais produtores. Nesse contexto, temos a Feira de Malhas e Tricôs de Minas Gerais, a Maquintex etc.

Vá preparado

Ir a uma feira não é somente apresentar os seus produtos de qualquer forma, é preciso ter um plano bem elaborado das ações de marketing. Por exemplo, escolha alguns brindes e amostras para os clientes. Em vez de tentar expor todos os seus produtos (o que gasta muito tempo), selecione os principais para sua estratégia atual. Além disso, no final, não deixe de mensurar os ganhos que aquela feira trouxe à sua marca. 

​Sabendo exatamente como promover uma marca no mercado brasileiro por meio das feiras, você tem à sua disposição um investimento muito interessante. Afinal, além de conseguir novas oportunidades de negócio, você entra em contato com vários fornecedores e pode conhecer as principais tendências do setor em palestras e cursos.

Ir a uma feira é uma maneira excelente de ajudar o seu negócio a sair de uma crise financeira, não é mesmo? Mas não é a única! Quer saber mais sobre o assunto? Então baixe o nosso e-book e confira 10 formas para sua empresa sair de uma crise financeira!