Aprenda em 6 passos como fazer um planejamento estratégico para PME3 min read

Muitos empreendedores ainda não sabem como montar um planejamento estratégico para a sua empresa e, por isso, podem perder uma grande oportunidade de ver o seu negócio crescer ou se consolidar.

Sendo uma importante ferramenta de negócio, o planejamento nada mais é do que uma oportunidade para analisar, construir e elaborar a implementação de ações, objetivos e restaurar déficits.

Para pequenas e médias empresas, a preparação é muito importante para alinhar todas as etapas de desenvolvimento e agir com previsão em períodos de crise ou de dificuldades. Para saber como fazer um planejamento estratégico de sucesso, confira as dicas a seguir.

Como fazer um planejamento estratégico para o seu negócio?

Organização, desenho de metas e adequação de perspectivas estão entre os requisitos para a elaboração de um plano satisfatório para as empresas.

1. Conheça o seu negócio

Antes de traçar qualquer linha do planejamento, é preciso conhecer profundamente o seu negócio. Entender qual o porte da empresa, o número de colaboradores e a área específica de atuação são pontos básicos, mas não menos importantes.

2. Analise o contexto

Para além das condições internas, o cenário em que a empresa está inserida é igualmente relevante. Deve-se consultar a condição econômica e previsões para os próximos anos na área da atuação. Para se manter em um mercado com solidez, deve-se consultar também a concorrência, analisando os aspectos favoráveis e desfavoráveis do seu negócio em relação ao que está ou não dando certo para os seus concorrentes.

3. Defina a missão corporativa

Após ter mapeado a conjuntura e a estrutura interna, é hora de definir quais são as razões que orientam os objetivos finais da empresa. Esta missão deve servir de base para as ações corporativas.

De modo curto e sintético, a missão deve contemplar expectativas, perfil da organização, metas financeiras e o modo de trabalho desenvolvido dentro da organização.

4. Estabeleça visão de futuro

De olho no futuro, é importante correr atrás de tendências e das previsões para construir um planejamento eficiente. Traçar metas condizentes com a realidade é o mais importante nesta etapa.

Utilize informações para elaborar objetivos a médio e longo prazo, e use ações em escala para implementar novos padrões no trabalho dos colaboradores. Esta visão deve ter como objetivo final a máxima satisfação dos clientes.

5. Use ferramentas de planejamento estratégico

Usar as ferramentas de gestão destinadas a organizar o plano de uma empresa pode ser uma mão na roda. A análise SWOT, por exemplo, é usada com sucesso em muitas organizações. A tradução da sigla em inglês significa força, fraqueza, oportunidade e ameaça.

Sendo basicamente uma forma de identificar os pontos fortes, fracos, oportunidades futuras e fatores de intimidação. Esse método permite traçar um panorama completo para agir de forma estratégica no mercado, aumentando os lucros e a produtividade.

6. Esclareça princípios e valores filosóficos

Por mais que os colaboradores estejam envolvidos no plano estratégico, deixar claros os princípios éticos da empresa é essencial. Entender os principais motivadores da empresa ajudam a definir um perfil mais claro para o público e também internamente. A filosofia de uma organização serve para traçar os seus diferenciais, tornando os seus aspectos positivos mais relevantes.

Depois de saber como fazer um planejamento estratégico eficiente, a sua empresa seguirá mais preparada para lidar com as adversidades do mercado e se inserindo de modo mais habilidoso.

O desenvolvimento corporativo com acompanhamento adequado gera maior produtividade e, consequentemente, a satisfação dos clientes e colaboradores. Com uma equipe mais engajada, a imagem da empresa se consolida de maneira mais segura no mercado.

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