Quer vender para grandes empresas? Saiba agora mesmo o que fazer4 min read
Quando falamos de vender para grandes empresas, muitos empreendedores têm a sua lista dos sonhos: negócios com grande faturamento, alta produção e grande volume de funcionários que, quando se tornam clientes, asseguram um ótimo contrato.
Porém, é importante estar ciente de que vender para grandes empresas apresenta uma complexidade proporcional ao tamanho da oportunidade dos negócios. Sem dúvidas, o processo é mais longo e demanda muita persistência não só de quem vende, mas também de outros setores, como financeiro e marketing.
Considerando que os processos são mais estruturados, o orçamento menos flexível e a preocupação maior, preparamos algumas táticas para que você consiga vender para grandes empresas. Continue acompanhando e confira!
Demonstre confiança
A primeira característica que qualquer empresário que deseja vender para grandes empresas precisa ter é confiança, pois é muito difícil superar o obstáculo psicológico inicial de se posicionar para fazer vendas para uma grande empresa.
Costumamos pensar que as grandes empresas têm o “estado da arte” em serviços, produtos, tecnologias e normalmente vemos o nosso serviço ou produto como algo que não é bom o suficiente para elas. Mas, para alcançar o sucesso, você não pode pensar assim, é preciso ousar e acreditar naquilo que faz.
Seja diferente dos concorrentes
Grandes companhias são desejadas por muitos prestadores de serviços e por vários concorrentes da sua empresa. Por isso, várias vezes você vai se deparar com o seguinte questionamento: “Por que eu devo adquirir produtos seus e não do concorrente?”.
Diante disso, procure definir a proposta única de valor da sua empresa. É preciso estar pronto para responder a essa pergunta, afirmando ser único e totalmente diferente da concorrência. Ao ter uma resposta pronta, você ganha muitos pontos com o comprador.
Venda algo feito especialmente para a grande empresa
Ter uma visão de mercado apurada é indispensável para vender para grandes empresas. Quando abordar a companhia, você deve vender como se o produto fosse feito especialmente para ela.
Grandes empresas são extremamente vaidosas e adoram se sentir prestigiadas. Então, mostre que você conhece um pouco da realidade dela, pois isso vai fazer com que a sua marca ganhe o respeito e a atenção do futuro cliente.
Use entradas diferentes
Muitas vezes, a melhor porta para chegar a um cliente é aquela que ninguém está considerando. Pense, por exemplo, que você tem uma indústria têxtil e deseja vender os seus produtos para uma empresa grande. Você tentaria entrar em contato com quem? O senso comum certamente apostaria no setor de recursos humanos.
Mas tenha em mente que vários outros empreendedores também estão tentando por essa porta. Portanto, a entrada menos comum seria o chefe do setor de atendimento ao consumidor. Com certeza ele seria receptivo para ouvir o que você tem a dizer se for interessante.
Como há tomadores de decisão em todos os setores das grandes empresas, procure encontrar os pontos de entrada mais criativos para se destacar dos concorrentes.
Ofereça soluções para os problemas
É fundamental oferecer soluções para os problemas que têm preocupado os tomadores de decisão. Muitos dos problemas são divulgados em notícias e comunicados de imprensa, então, ficar por dentro deles pode tornar essa tarefa fácil para você.
Conquistar grandes empresas não é uma questão de sorte e você já deve saber disso. É preciso estar preparado, criar e aproveitar as oportunidades. Não há outro caminho para fechar negócios sem ousadia e paciência para criar uma relação de confiança mútua com seus potenciais clientes.
As táticas para vender para grandes empresas que apresentamos aqui são muito eficientes e vão ajudar você a colocar em prática o seu sonho. Depois de atender às expectativas da grande empresa, use todas as estratégias novamente para oferecer ainda mais serviços e estabelecer um vínculo duradouro com ela.
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