Entenda como fazer análise da concorrência no setor têxtil3 min read
A análise da concorrência consiste em uma maneira de avaliar e conhecer as organizações e produtos que ofertam soluções parecidas com as suas. A partir das informações do mercado e de observações estratégicas, é possível conhecer quem são os principais concorrentes do seu negócio e compreender a maneira que eles estão trabalhando com a mercadoria.
Dessa forma, a partir de investigações online, buscas por informações em instituições do mercado, ligações e até contatos pessoais, o investidor conhece o que está sendo realizado para ocasionar a melhor solução para seus consumidores e se destacar diante da concorrência. Existem diferentes métodos para analisar a concorrência do setor têxtil. Continue a leitura e veja como você pode fazê-la de forma eficaz.
Estabeleça os concorrentes
O primeiro passo para avaliar a concorrência é delinear quem são os principais. No momento inicial, identifique os concorrentes diretos, isto é, aqueles que apresentam produtos parecidos com os do seu negócio e que disputam no mesmo mercado. Em seguida, estabeleça os indiretos, que disputam o mesmo perfil de consumidores que a sua empresa.
Ao definir os concorrentes diretos e indiretos, é primordial procurar por aqueles que competem de maneira mais acirrada com o seu negócio. Por exemplo, instituições que estão localizadas geograficamente mais próximas ou que utilizam estratégias de comunicação parecidas com a sua.
Imagine uma empresa têxtil: teoricamente, todas as outras organizações têxteis da sociedade são suas concorrentes diretas. Porém, aquelas localizadas no mesmo bairro apresentam maior competitividade. Além disso, uma loja de roupa pode ser um concorrente indireto e, ainda assim, apresentar uma ameaça maior do que muitas outras empesas têxteis.
Escolha uma boa ferramenta para analisar a concorrência
Encontrar as informações da concorrência nem sempre é uma das tarefas mais simples. Por causa disso, existem algumas ferramentas para a aquisição e busca de dados. Conheça as principais que podem ajudar a traçar um comparativo entre sua empresa têxtil com outras:
Google Alerts
O Google Alerts é extremamente eficiente para monitorar a concorrência. Basta programar para ser notificado por e-mail toda vez que uma frase, palavra ou expressão apareça na internet. Assim, você pode colocar o nome da sua empresa, dos seus concorrentes e outras palavras-chaves relevantes para sua empresa.
Google Trends
Vale salientar que, de todas as ferramentas do Google, essa é muito didática e simples. Por meio da apresentação de gráficos, é possível avaliar a frequência da busca de termos e palavras-chaves.
SocialMention
Essa ferramenta é bem simples e atua em tempo real. Basta o gestor digitar o nome da empresa, palavra-chave, termo ou produto e o site é capaz de listar tudo que está sendo dito referente à pesquisa. É fundamental usar essa ferramenta para medir a popularidade de lançamentos, eventos ou produtos em determinado momento.
Faça um monitoramento constante
Essa análise da concorrência não pode ser realizada apenas uma vez. É fundamental efetuá-la com certa frequência, como anual ou semestral, por exemplo, pois o mercado está em constante transformação e a cada dia surgem novos segmentos.
Fazer um monitoramento da concorrência é importante para que uma empresa possa continuar competitiva no mercado e definir o seu diferencial. Entretanto, como não é um caminho muito simples, é fundamental dedicar uma boa parte do tempo às pesquisas e análise das informações.
A análise da concorrência precisa ir além de juntar informações a respeito de outras empresas. O monitoramento deve apresentar uma base para posicionar a sua organização têxtil diante do mercado de maneira bem-estruturada.
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