Veja 7 técnicas infalíveis para fechar negócios em feiras têxteis6 min read
As feiras têxteis são ótimas oportunidades para uma empresa do segmento. Nesses espaços estão presentes diversos clientes e fornecedores interessados em produtos e técnicas específicas.
Sendo assim, saber se destacar em um evento do setor têxtil é muito importante para quem está em busca de fechar novos negócios, melhorar os resultados da marca e obter vantagens sobre a concorrência.
Por esse motivo, listamos, neste post, 7 dicas infalíveis para aproveitar as feiras têxteis e assim desenvolver o seu empreendimento. Tem interesse em dominar essas técnicas? Então não deixe de acompanhar a leitura!
1. Comece com o diálogo
O segredo para um negócio de sucesso é ser gerido e liderado por uma pessoa com boas habilidades comunicativas. Ter facilidade com o diálogo é imprescindível para a atração, seja pessoalmente, seja por plataformas digitais.
Dentro das feiras, iniciar a abordagem e a apresentação do seu trabalho com um bom diálogo é uma ótima estratégia para causar uma boa impressão e chamar a atenção do visitante. Por essa razão, sempre organize o seu stand para que os sócios e colaboradores com melhores habilidades retóricas estejam à frente e sejam os responsáveis pela comunicação inicial.
2. Foque no problema do cliente
Como você viu, nesses eventos estão presentes muitos clientes e fornecedores interessados no ramo. Na maioria das vezes, esses consumidores têm um problema que precisam resolver. Sendo assim, conseguir identificar essa dificuldade e oferecer boas soluções é uma ótima maneira de se destacar e atraí-los para um negócio.
Durante a preparação para o evento, faça uma pesquisa de mercado, identifique o perfil das pessoas que visitam esses locais e crie uma persona — isso é, uma pessoa fictícia que reúna a maior parte das características em comum do seu público-alvo.
Depois disso, faça um planejamento estratégico para que consiga atender às demandas dessa persona, abordando os seus maiores problemas e oferecendo soluções viáveis para, pelo menos, um deles. Esse plano será fundamental para conseguir mostrar para o cliente que a sua empresa é a ideal para a contratação, aumentando as chances de fazer um bom negócio durante os dias da feira.
Assim, quando o cliente entrar em contato com a sua empresa, não inicie uma abordagem direta com as vantagens de adquirir o seu produto. Primeiro, aponte algumas dificuldades que os consumidores encontram nesse setor a fim de que o seu cliente se identifique. Somente depois, o ambiente estará favorável para apresentar as soluções que você tem para os problemas apontados.
3. Chame a atenção
Qual a melhor forma de chamar a atenção de alguém nos dias atuais? Se você pensou em tecnologia, acertou em cheio! Com a evolução dos meios digitais, o que impressiona um grande público é o bom uso dessas plataformas em busca da inovação.
Apostar em estratégias inovadoras e que estejam bem visíveis no seu compartimento é o passo principal para chamar a atenção de quem ainda não conhece a sua marca. Uma boa maneira de fazer isso, é apostando em uma divulgação prévia aos dias do evento. Use a internet para mostrar que a sua empresa estará nas feiras e que tem aquilo que a sua persona está procurando.
Além disso, aposte em um ícone de fácil identificação dentro do ambiente. Oferecer brindes, deixar o ambiente com cores atraentes, utilizar um logotipo que revele a identidade visual da sua marca são alguns exemplos de como encantar os seus visitantes.
4. Agregue valor ao produto
Ultimamente, de nada adianta ter um bom produto, porém sem nenhum valor atribuído a ele. Isso porque, no mercado, existem grandes concorrentes e não ter nada em destaque faz com que a sua marca perca a visibilidade.
Por isso, adote alguma tática para valorizar aquilo que você oferece. Por exemplo, um produto eficiente e de qualidade, que também busca a união da tecnologia com a sustentabilidade em suas ações, tem muito mais valor que um item comum.
Muitos empreendedores enxergam o envolvimento em causas como a solidariedade, contribuição com a preservação ambiental ou humanização dos serviços, um investimento sem retorno. No entanto, são elas as responsáveis por adicionar um significado ao seu trabalho e isso é o que realmente atrai o público.
5. Ofereça soluções genuínas
A autenticidade também é outro ponto importante para a atração de clientes. Oferecer soluções generalizadas pode não provocar nenhuma reação negativa em quem procura o seu produto, mas tampouco deixa uma boa impressão.
Isso porque os clientes estão cansados de ver “mais do mesmo”. Por isso, foque em mostrar alternativas genuínas, que realmente sejam úteis para o seu público-alvo e que agregue valor ao nome de sua empresa.
Além disso, evite induzir a conversa para encontrar brechas a fim de oferecer o seu produto. O cliente percebe esse tipo de manipulação e não se sente motivado a fechar negócio. Pelo contrário, faça com que todos os visitantes se sintam confortáveis em seu stand e use uma fala natural.
6. Seja sempre positivo
Não basta ter apenas um bom diálogo. É necessário também mostrar uma postura positiva e receptiva. Assuma uma linguagem corporal relaxada, mantenha os olhos abertos e atentos às pessoas com quem você se comunica, evite tapar o tronco com os braços — o peito à mostra demonstra segurança na fala e recepção para a escuta —, mantenha um tom de voz neutro e evite usar palavras de conotação negativa.
Por incrível que pareça, o cérebro consegue captar qualquer ação negativa, por menor que seja. Por exemplo, iniciar uma conversação usando “Pois não?” não causa uma boa impressão a outra pessoa, justamente pela palavra negativa inclusa na fala. Portanto, dê atenção aos detalhes e use a comunicação como o carro-chefe da apresentação de sua marca.
7. Conte histórias
Outra forma cativante de apresentar o seu produto é por meio da contação de histórias. Sabe aquelas curiosidades de como o material passou a ser usado no Brasil, por exemplo? Isso realmente causa uma boa reação no ouvinte.
Dessa forma, tente contar uma breve história sobre a sua marca, matéria-prima, produto, fundador da empresa, entre outros possíveis roteiros. Apenas tome cuidado para não se estender e deixar o diálogo mais cansativo.
Como você viu, participar de feiras têxteis é uma ótima oportunidade de expandir as vendas e aumentar o alcance de sua marca. Além disso, contar com uma empresa especializada em organização e promoção de feiras é uma estratégia que pode ajudar muito para que você alcance os seus objetivos dentro desses eventos.
Para saber mais sobre o assunto, entre em contato conosco para que possamos ajudá-lo a fechar ótimos negócios nas feiras têxteis!