Descubra agora como se destacar e fazer sucesso em feiras têxteis ou gráficas6 min read
Participar de feiras têxteis ou gráficas é uma ótima oportunidade para o seu negócio devido às enormes vantagens que oferecem. Por exemplo, as possibilidades de prospectar clientes, atribuir à sua marca um maior alcance, conhecer fornecedores ou, mesmo, ampliar o networking. Nas feiras os empreendedores podem divulgar o trabalho de suas empresas e usar estratégias assertivas para se destacar e fazer sucesso.
Para saber como chamar a atenção do público e conseguir ótimas transações nesses lugares, reunimos algumas dicas essenciais. Confira este post e fique por dentro do que é necessário para fazer sucesso nas feiras têxteis.
Foque no seu estande
O estande é o seu principal ponto de negócio. Montar uma apresentação estratégica é fundamental para atrair a atenção das pessoas que passam por ele e incentivá-las a parar para conhecer o seu trabalho.
Portanto, capriche no visual desse espaço. Primeiramente, tente associar a decoração com a identidade visual de sua marca. Para isso, vale a pena apostar nas mesmas cores que utiliza em seu logotipo, além de deixar em destaque o nome de sua empresa.
Pense, também, em meios digitais para voltar a atenção ao seu estande e despertar o interesse do público. Investir em TVs, telões ou projetores para exibir a sua marca, os seus produtos ou o modo de produção utilizado, por exemplo, é uma ótima estratégia.
Priorize o atendimento
De nada adianta atrair pessoas interessadas por seu negócio, mas não conseguir atendê-las de maneira adequada. De certa forma, isso pode ser a ruína de sua marca, justamente por não estabelecer meios de comunicação eficientes e que satisfaçam o público.
Sendo assim, monte uma equipe especializada e focada em negociações para dar atenção aos visitantes. Faça com que cada pessoa que entre em seu estande se sinta especial e valorizada, a fim de ganhar sua a simpatia e preferência.
Exponha os produtos de forma estratégica
A apresentação de seus produtos é outro ponto de muita importância para ser considerado. Durante a preparação para a feira, é interessante arquitetar, com uma equipe de marketing e divulgação de produto, como será feita a exposição do que você oferece.
É essencial que os produtos estejam dispostos de maneira estratégica para demonstrar os objetivos da empresa, deixar o cliente convencido de que esse produto pode ser a solução para os seus problemas e apresentar o seu diferencial em relação às outras empresas.
Pode parecer um detalhe qualquer, mas a forma com que os itens estão colocados no estande realmente tem influência no sucesso da sua participação da feira, justamente pelo modo como eles despertam a atenção do público ao redor. Portanto, faça disso o seu diferencial.
Crie um espaço confortável
Além de ser atrativo, o estande da sua empresa precisa apresentar o conforto necessário para que os seus clientes consigam visualizar o seu serviço, analisar as possibilidades de negócio e tomar boas decisões.
Por isso, monte estrategicamente a disposição das mesas e demais acessórios a fim de que sobre espaço o suficiente para andar e se movimentar. Além disso, vale a pena investir em cadeiras ou poltronas confortáveis.
Lembre-se de que os visitantes costumam andar o dia inteiro na feira e qualquer chance de sentar e relaxar é atraente. Sendo assim, é vantajoso para a marca oferecer essa oportunidade a eles.
Busque integração
Outra boa estratégia é fazer com que o cliente participe da apresentação do seu trabalho. Desse modo, monte uma exposição dinâmica e incentive a interação e integração daqueles que visitam o seu estande.
Uma ótima maneira de realizar esse plano é apostando nas mídias. Use animações, disponibilize jogos ou ferramentas lúdicas, construa painéis para fotografias, entre outras opções para fazer com que as pessoas se lembrem positivamente de sua marca.
Crie experiências
A inovação é a principal estratégia para ganhar vantagem em meio à concorrência. Desenvolver uma oportunidade de experiência única e nova ao seu visitante é outra maneira de ser lembrado de maneira extremamente positiva.
Isso também demanda um grande planejamento. Por isso, meses antes da data do evento, reúna uma equipe com especialistas de diversas áreas para montar um plano de ação assertivo de participação da feira.
Incentive o time a ter novas ideias com um espaço criativo e motivador dentro de sua empresa. Dessa maneira, a imaginação flui mais facilmente e, dessa reunião, podem surgir diversas estratégias úteis para dar destaque à sua marca.
Ofereça brindes
Uma alternativa para fidelização é investir em presentes úteis para os visitantes. Por exemplo, se a feira ocorrer em uma época quente, apostar em abanadores com o logo da sua marca é uma forma de fazer com que as pessoas decorem o nome de sua empresa.
Assim sendo, planeje brindes eficientes, de acordo com o contexto em que o evento estará inserido, e disponibilize em locais estratégicos dentro do espaço da feira. Caso essa distribuição seja organizada para ser realizada longe do estande, lembre-se de colocar a sua localização no brinde, para que os visitantes possam encontrá-lo mais facilmente.
Invista em tecnologia
Tenha em mente que qualquer negócio que pretende se destacar precisa realizar bons investimentos em equipamentos tecnológicos. Isso é válido também para os segmentos da indústria têxtil.
Nos dias atuais, é impossível passar um dia inteiro sem ter contato com a tecnologia. As pessoas estão cada vez mais acostumadas a depender de meios digitais para realizar as suas tarefas, e isso pode ser muito bem utilizado para o marketing da sua empresa.
Sabendo que a tecnologia atrai a atenção e desperta o interesse, mostre que a sua marca é muito focada no desenvolvimento dessa técnica. Se a sua empresa utiliza artifícios como a nanotecnologia para a produção, por exemplo, faça com o cliente se depare com isso nos primeiros instantes.
Além disso, investir em dispositivos eletrônicos no seu estande é outra ideia para se destacar e mostrar como a tecnologia faz parte do dia a dia da sua empresa. Isso transmite confiança e credibilidade aos seus potenciais clientes.
Como visto, investir em adaptações atrativas em seu estande, priorizar um atendimento especial, dar atenção ao seu visitante e fazer com que ele se sinta confortável em seu espaço é fundamental para passar uma boa impressão da sua empresa nas feiras têxteis. Por isso, considere esses pontos e crie um planejamento estratégico para a sua participação.
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