FCEM Febratex GroupNOTÍCIASSem categoria Indústria têxtil catarinense: entenda a importância desse polo6 min read

Indústria têxtil catarinense: entenda a importância desse polo6 min read

Várias partes do Brasil são bem reconhecidas pelo seu papel na economia nacional. O estado de Santa Catarina, por exemplo, é um famoso polo da indústria têxtil, tanto no cenário nacional quanto internacional. De fato, a indústria têxtil catarinense é um exemplo a ser seguido, não apenas por outras empresas do mesmo ramo, mas por vários setores da economia.

Muito do sucesso do setor neste estado se deve também a fatores históricos que favoreceram seu desenvolvimento econômico e social, tornando-o um espaço fértil para seu crescimento. Além de ser um assunto interessante por si só, isso ajuda a entender como esse mercado se formou e como é possível replicar alguns de seus sucessos.

Se você quer se destacar nesse setor, vale a pena conhecer um pouco mais sobre a indústria têxtil catarinense e suas particularidades. Para descobrir mais sobre o tema, acompanhe!

Como é a indústria têxtil catarinense?

Há muitas coisas que vale a pena conhecer sobre a indústria têxtil de Santa Catarina, especialmente para quem deseja investir ou se tornar parte dela. Para lhe ajudar com isso, vamos falar um pouco sobre a sua história e como ela está hoje. Confira:

Origem da indústria na área

Para falar sobre a entrada do setor têxtil nesse estado, temos que falar de sua história como um todo. Como você já deve ter ouvido, a região sul do Brasil foi estruturada um pouco mais tarde na história do país, com maior foco em imigração e um desenvolvimento mais regrado. Isso levou à criação de um espaço rural e urbano bem mais consistente.

A região de Blumenau foi um dos focos durante um bom tempo. Devido à maior entrada de imigrantes europeus, alguns costumes também foram trazidos, como o uso da malha em diversas roupas. Porém, o tecido era usado como roupa de baixo no outro continente, o que era quente demais para o clima local.

Diante disso, a malha passou a ser usada em roupas comuns, principalmente em camisas do dia a dia. Isso fez com que ela se tornasse um dos focos centrais da área, alavancando o crescimento da indústria têxtil.

Situação atual da indústria têxtil em Santa Catarina

Ao longo das décadas, todos esses investimentos e oportunidades foram crescendo e tornaram o estado um dos maiores produtores da indústria têxtil em todo o país.

Em 2017, foi estimado que a região era detentora de 36,8% de toda a produção nacional de artigos têxteis, o que é uma margem bem elevada, especialmente considerando o número de grandes centros urbanos e dimensão territorial do Brasil. No mesmo ano, também se estima que o faturamento do setor foi de 45 bilhões de dólares.

De forma geral, Santa Catarina não é vista apenas como um polo de produção, mas também como uma referência internacional de qualidade e boa produtividade. Se você estiver em busca de um lugar para investir, esse é um bom espaço para conhecer.

Qual é a importância desse polo?

Considerando apenas sua história, não é difícil entender por que a indústria têxtil catarinense é um dos polos mais importantes para o setor em todo o país. Porém, vale a pena esclarecer um pouco mais o seu papel e os fatores que o tornam tão relevante. Confira:

Principal área de fabricação de malhas

Como já mencionamos, um dos fatores que tornou o estado de Santa Catarina um dos maiores produtores de artigos têxteis foi a chegada de muitos imigrantes, os quais traziam costumes diferentes, e o material foi introduzido no mercado local. Combinando isso às condições locais, foram feitas alterações que o tornaram muito mais atrativo para o público.

Até hoje, o estado ainda é um grande fabricante de produtos à base de malha, além de comercializar uma boa porção do material em todo o país. Isso torna Santa Catarina um bom ponto de instalação para indústrias que utilizam esse material ou para aqueles que desejam atuar com distribuição.

Contém todo o processo produtivo

Outra característica que torna esse estado um dos polos mais fortes da indústria têxtil é a distribuição de todos os trabalhos em seu espaço. Em muitos setores, a matéria prima é extraída em um local, transportada por longas estradas até a indústria para gerar o produto, o qual precisa ser levado por mais uma longa distância até os pontos de venda.

Em Santa Catarina, todos esses estágios estão bem próximos. Os produtores de tecido, incluindo outros tipos além da malha, ficam bem próximos dos criadores de matéria prima, além de possuírem uma boa rede de distribuição. Isso faz com que todo o processo seja mais direto e eficiente.

Forte presença no mercado internacional

Mais um ponto que deve ser reforçado: a indústria têxtil catarinense é uma referência nacional e internacional de qualidade e produtividade para todo o setor. É possível encontrar produtos criados no estado em vários outros países, não apenas em lojas brasileiras.

Um bom exemplo disso é o mercado chinês, que possui fortes laços com os produtos catarinenses. Porém, o seu maior mercado consumidor internacional é a América Latina, com mais de 84% de suas exportações destinadas aos países vizinhos. Devido a mudanças recentes em alguns acordos comerciais, é esperado que novos mercados se abram logo.

Área de formação de grandes especialistas

Por fim, mas não menos importante, o estado de Santa Catarina também é uma das áreas que mais reúne especialistas na área têxtil, tornando esse também um polo educacional para a indústria. Algo fundamental para assegurar sua longevidade e crescimento ao longo dos anos.

É um bom espaço para formar profissionais, buscar consultoria e construir contatos fortes para o mercado. Independentemente de qual seja sua atuação específica nessa indústria, certamente haverá algo lá que você pode aproveitar para elevar seu desempenho e aprimorar seus produtos.

A Febratex, maior feira da indústria têxtil no Brasil, é um ótimo exemplo de como esse setor avançou. Você pode conhecê-la em agosto, em Blumenau.

Agora que você entende melhor a indústria têxtil catarinense, pode usar essa informação para se posicionar no mercado e buscar mais conhecimento. Estar a par da importância desse estado pode lhe dar a dianteira em várias oportunidades.

Quer saber mais sobre a feira Febratex e como esse evento se desenvolve? Então entre em contato conosco e aprenda mais agora mesmo.