Fique por dentro dos principais tipos de fios da indústria têxtil5 min read

A classificação dos tipos de fios usados na criação de malhas e tecidos muda de acordo as combinações das fibras, seu comprimento, título e torções. Dependendo desses fatores, obtêm-se as diversidades de características, preço e qualidade que o departamento de fiação proporciona.

Vale destacar que o fio pode ser determinado pelo conjunto de filamentos ou fibras lineares, que configuram uma linha contínua com aspectos têxteis. Essas características têxteis incluem elevada flexibilidade e boa durabilidade.

Os fios se caracterizam por sua regularidade, peso e dimensão, sendo que esses dois últimos aspectos estabelecem o seu nome. Por causa da grande diversidade de fios produzidos comercialmente, foi necessário classificá-os. Por exemplo, os fios podem ser regular ou fantasia.

O regular é simétrico e conserva a mesma espessura, torção e tonalidade por todo o seu comprimento, já o fantasia ganhou esse nome por causa das irregularidades criadas com o intuito de gerar efeitos.

Nesse sentido, continue a leitura e fique por dentro dos principais tipos de fios da indústria têxtil!

Fio penteado

As características primordiais que marcam um tecido de fio penteado são a sua grande durabilidade e maciez.

Ele recebe esse nome por causa do processo que penteia os seus filamentos, eliminando diversas impurezas do tecido, deixando-o mais bonito e com aspecto mais brilhante.

Dessa maneira, esse fio é mais recomendado para quem deseja uma opção de tecido que tenha suavidade, além de durar por um longo período.

É essencial que todos os colaboradores envolvidos no planejamento do processo produtivo da confecção saibam as principais características desses tipos de fios e suas propriedades.

Monofilamento e multifilamentos

O monofilamento é quando o fio apresenta somente um filamento de espessura capilar, normalmente de poliamida, usada para construir telas finas para quadros e filtros de estamparia. Além disso, o fio serve para efetuar costura invisível. As linhas de pesca também são monofilamentos, e podem apresentar dimensões de 3 a 4 mm.

Os multifilamentos são brilhantes e lisos, por essa razão, são utilizados na fabricação de tecidos. Entretanto, o toque e o aspecto serão essencialmente plásticos, com uma área escorregadia e lisa. Desse modo, o tecido cola-se rapidamente ao corpo por causa do suor, visto que ele não é absorvido pela roupa e pela eletricidade elástica que esses materiais tendem a concentrar.

Fio botonê

O fio botonê é marcado por múltiplas e pequenas bolinhas inseridas ao fio, podendo ser surgidas pelo atrito das próprias fibras deste fio ou aplicadas durante o procedimento de fiação, nessa situação, geralmente as cores colocadas são distintas da cor do fio.

Fio texturizado

Os fios texturizados são conseguidos a partir de fibras lisas, geralmente sintéticas, as quais são enformadas, tendo a deformação como intuito de elevar o volume do fio, conduzindo a uma permeabilidade ao ar, à propriedade de isolamento térmico e a um toque com mais maciez.

Além do mais, melhoram a sua característica e a dos produtos finalizados. Desse modo, é obtido o chamado fio de alto volume.

Fio bouclê

É um fio fantasia com reduzidas alças e anéis a intervalos regulares mais ou menos curtos. Esses efeitos podem figurar pequenas felpas, que proporcionam tecidos com atributos felpudos.

Fio cardado

O fio cardado tem os fios mais grossos que o penteado, visto que é obtido por meio do processo no qual as fibras passadas pela carda se transformam em fio.

Fio flamê

É determinado como fio fantasia, apresenta trechos não cilíndricos e torção irregular, expondo áreas mais ou menos torcidas que as demais. Esse efeito é idêntico com o fio slub elaborado nos filatórios.

Fio mercerizado

Os fios são normalmente retorcidos e recebem o nome da linha. Assim, podem ser do tipo cardado, porém, usualmente é um método realizado nos fios penteados. O fio mercerizado obtém o aspecto brilhante, sedoso e liso, além de ter sua resistência elevada e com tonalidade mais viva e brilhante.

Dessa maneira, a mercerização é alcançada pressionando fortemente as meadas de fio em banho de solução de soda cáustica. O procedimento é pouco produtivo e lento, além de ocorrer uma perda de 8 a 10% no volume do fio.

Fio retorcido

Consiste em fios obtidos por meio da retorção de dois ou mais fios simples, ou seja, singelos, com a finalidade de aperfeiçoar determinadas características como a resistência do fio, sua regularidade e outros aspectos.

Nesse fio, o sentido da rotação é contrário daquele efetuado na torção. Dessa maneira, os fios singelos ficam torcidos em Z, já a retorção é dada em S. É válido destacar que os fios retorcidos apresentam-se mais regulares, visto que as irregularidades eventuais são diluídas, pois dificilmente coincidem no mesmo local do fio.

Por essa razão, e também pelo motivo da retorção prender ainda mais as fibras dos dois cabos que criam o fio, eles são mais fortes que os fios simples. Sendo assim, o fio que foi torcido mais de uma vez se torna um produto mais resistente e eficiente para a produção de tecidos

Saiba que quanto maior o número de fios por polegada de tecido e quanto maior eles forem, maior será a vida útil do produto e maior o prazer ao toque por ele ocasionado. Dessa maneira, o menor número de fios para que o lençol seja fofinho e não danifique rapidamente são 200 fios por polegada, e quanto maior for a quantidade de fios acima deste número o pano tiver, mais suave ele será.

Sendo assim, é necessário que os colaboradores saibam a respeito das características dos tecidos. Pois assim, eles serão capazes de transmitir informações para os clientes do setor têxtil.

Portanto, é fundamental ressaltar que os fios mencionados se transformarão na matéria-prima que abastecerá as áreas da indústria têxtil, por exemplo, os setores de tecelagem plana e malharia. Os diferentes tipos de fios aplicados na fabricação de malhas e tecidos juntamente com os vários modelos de técnicas e equipamentos de entrelaçamento produzem uma ampla quantidade de tecidos para o mercado brasileiro.

Nosso artigo foi esclarecedor e útil? Novas dúvidas surgiram e você gostaria de ter mais informações a respeito? Então, confira o nosso post sobre impressora têxtil: conheça as tendências na tecnologia a laser!

Translate »