Lavanderia e jeanswear: como se relacionam? Explicamos aqui!6 min read

O aparecimento do jeanswear, principal subproduto do denim, ocorreu em meados do século XIX. Em torno de 1850, diversos imigrantes europeus foram até a América desejando riqueza, no auge da denominada “corrida do outro”.

Na época, um comerciante da Alemanha, conhecido como Oscar Levi Strauss, passou a comercializar lonas, que tinham como objetivo cobrir as carroças dos mineradores. Entretanto, por causa da saturação do mercado, as suas peças começaram a se acumular nas prateleiras.

Já a palavra denim foi derivada da expressão serje de Nimes, uma cidade do sul da França. Contudo, o denim consiste em um tecido rústico de algodão muito usado no século XVII por marinheiros e trabalhadores.

Nesse contexto, continue a leitura e saiba como se relacionam a lavanderia e o jeanswear!

O que significa lavanderia para o setor de jeanswear?

O processo de lavanderia no jeanswear proporciona uma peça totalmente transformada e irreconhecível, com um design diferente e estiloso. Os estilistas do país são criativos, o que permite um trabalho de lavanderia muito eficiente.

Dessa maneira, a lavanderia transforma a peça jeanswear com processos químicos e físicos, sem danificar a calça. O processo apenas deixa o jeans com uma cara nova, mais estilosa. Muitas pessoas gostam de itens mais autênticos e diferenciados, logo a lavanderia tem proporcionado essas características, aumentando, consequentemente, a adesão do público às peças de jeanswear.

Sendo assim, a lavanderia significa muito para o ramo de jeanswear, pois proporciona modelos diferentes e é uma etapa de criação do jeans muito imprescindível, pois com ela é possível diferenciar uma calça da outra. É usada para que todas as produções não fiquem da mesma forma e alcancem aspectos únicos.

Muitas empresas do setor estão aderindo a essa prática para criar peças com sua cara e sua personalidade, que sejam capazes de demonstrar os princípios de sua marca. Isso tem sido essencial para conquistar o mercado e se destacar da concorrência.

Como esse processo é feito?

O processo de lavanderia realizado no jeanswear envolve muitas etapas, pois é preciso que seja bem realizado e cumpra com todos os desejos dos clientes. Confira quais são as etapas e os setores envolvidos em sua criação!

Criação do jeanswear

O processo de criação do jeanswear envolve muitos departamentos e muitos colaboradores para um eficiente processo. Confira!

Departamento de criação

Tem a finalidade de saber a respeito das maiores tendências de moda do jeanswear, bem como elaborar de maneira eficiente a coleção a ser lançada para os consumidores.

Departamento comercial

Esse setor está associado à área de criação. A responsabilidade desse setor é gerenciar políticas de marketing, preços, canais de distribuição e ações de pós-venda, além de determinar as fichas de prazos e pedidos de entrega da mercadoria.

Setor técnico produtivo

Tem como objetivo as fases de modelagem, costura e corte, em que os colaboradores estão aptos a resolver os contratempos durante a produção, além de criar a coleção estabelecida pelo setor de criação.

Modelagem

Nessa fase são criados os moldes bidimensionais das peças previamente estabelecidas. O profissional gerencia a execução tridimensional no denominado “setor de amostra”. Passada essa fase de realização de protótipo, o modelista preenche a ficha de produção com os dados que serão transmitidos para a próxima etapa da produção.

Sala de Corte

Na etapa de corte, as peças bidimensionais criadas na modelagem são dispostas sobre o tecido Denim infestado, onde é inserido o risco elaborado.

Sala de costura

Na sala de costura, as partes bidimensionais elaboradas na etapa de corte são montadas de maneira a criar uma peça tridimensional. Essa é uma operação complexa, principalmente no que diz a respeito à manipulação do material durante a costura, o que complica a sua automatização.

Saiba que para realizar uma costura eficiente, é necessário usar uma máquina correta, com os acessórios próprios, efetuando uma produção eficiente.

Sala de acabamento

Após o jeanswear ser costurado, a próxima etapa é o acabamento, onde é executado o arremate ou limpeza da peça, tirando as pontas das linhas. Nessa fase, também acontece a revisão das peças e o controle de qualidade.

Lavanderia

As lavanderias são essenciais no mercado de jeanswear, sendo uma importante fonte de desenvolvimento e inovação de produto. Nessa fase, as calças são submetidas a processos físico-químicos de abrasão e lavagem, que permitem a diferenciação de cada uma. Hoje em dia, há um sistema para desenvolvimento completo dos processos de lavanderia diretamente no computador.

Processos a seco

O processo físico de abrasão é assim nomeado porque usa lixas na etapa de produção e é adotado para parecer um desgaste natural da peça. As peças de jeans são lixadas pelo colaborador ou com a ajuda de equipamento. Esse procedimento faz com que o jeans assuma diferentes formas, de acordo com o desejo do estilista.

Lixado

Processo abrasivo para efetuar o desgaste do jeans e de retirada do corante do tecido. O lixado favorece a criação de efeitos localizados, que podem ser alcançados com lixadeira ou lixa.

Efeito Bigode

Esse efeito consiste em um processo de desbotamento, usado para parecer com o efeito de desgaste natural que a roupa acaba tendo com o decorrer do tempo. O bigode pode ser obtido das seguintes formas: lixando manualmente, com jato abrasivo ou com laser.

Processos a úmido

Após a etapa física de abrasão, os itens jeanswear estão prontos para a próxima fase, que é a da lavagem. Esse processo é efetuado em máquinas industriais com tambores rotativos, centrífugas e secadoras.

É uma prática que faz uso de muitos produtos químicos reagentes junto com pedras especiais como argila expandida, pedra-pomes e pedras vulcânicas, sendo que o principal intuito é efetuar o desgaste da camada superficial do jeans.

Compreender a técnica de lavanderia em jeanswear é primordial para proporcionar qualidade e beleza durante a lavagem da peça. Quando você não entende como realizar um processo bem feito, não consegue conquistar o público e aumentar as vendas de sua marca. Assim, conheça o processo de lavanderia. Estude sobre o assunto e saiba fazer de forma correta!

Gostou do nosso post? Então, aproveite para assinar nossa newsletter e ficar por dentro desse e de outros importantes assuntos!

Translate »