Omnichannel no varejo de moda: o desafio de ser multicanal6 min read

O omnichannel, atualmente, vem recebendo a atribuição de “futuro do varejo”. Isso porque empresas varejistas que investem nessa técnica conseguem muito mais lucratividade e reconhecimento no mercado.

No entanto, existem vários desafios para que uma marca consiga aplicar esse conceito em seu dia a dia corporativo. Afinal, estar presente em diversos canais não é uma tarefa fácil até mesmo para as maiores organizações.

Neste post, vamos abordar um pouco mais sobre o que é o omnichannel no varejo. Também pretendemos apresentar os principais desafios enfrentados pelas empresas em relação a essa metodologia. Acompanhe!

O que é omnichannel?

O omnichannel é a união de dois termos de dois idiomas — o latim e o inglês, respectivamente —, em que “omnis” representa “todo” e “channel” significa “canais”. Desse modo, o conceito se baseia na ideia de que uma empresa, para se tornar mais acessível ao seu consumidor, precisa estar disponível a todo momento, independentemente do lugar.

Na prática, isso significa que uma marca de varejo precisa se empenhar para estar presente em todos os principais canais de comunicação com o cliente, como as redes sociais mais acessadas (Twitter, Instagram, LinkedIn e Facebook), as plataformas de e-commerce (seja site próprio ou integrado a algum outro espaço) e, sempre que possível, contar com uma loja física de fácil alcance.

Com o aumento do acesso à internet pelos consumidores, fazer-se presente nas principais plataformas de engajamento é fundamental para que o seu nome se torne conhecido e procurado. Assim, você oferece também a segurança de que o cliente pode contar com o seu negócio sempre que precisar, independentemente do canal que esteja utilizando.

A divulgação de produtos e serviços por meio de diversos canais é vantajosa para uma empresa no atual contexto do mercado. Umas das principais características de qualquer consumidor na era moderna são, afinal, o imediatismo e a necessidade de proatividade. Desse modo, o cliente busca por alternativas práticas e que facilitem a sua vida.

Por exemplo, se o consumidor faz uma pesquisa da marca em uma plataforma de busca e não encontra resultados relevantes, certamente ele optará por outro comércio. Além disso, a possibilidade de interação entre loja on-line e física é outra vantagem para ele.

Pense no caso de um cliente que trabalha o dia inteiro fora de casa, mas quer aproveitar os benefícios de uma compra virtual. Sendo assim, retirar o produto na loja pode ser bem mais prático para ele e, certamente, a prioridade será para os sites que oferecem essa opção.

Nesse sentido, ficar por dentro das novidades e das tendências de comportamento do consumidor é uma maneira de se destacar no mercado e atender as suas necessidades. Lembre-se de que a integração de conhecimentos de negócios com a tecnologia é uma das principais formas de obter sucesso atualmente.

Quais os principais desafios do omnichannel no varejo de moda?

Apesar de ser um investimento que traz inúmeras vantagens a um comerciante, ser multicanal hoje não é uma tarefa tão prática e econômica para uma empresa do varejo, principalmente aquelas que estão iniciando o seu trabalho.

Os desafios aumentam também quando se considera que cada consumidor prefere um tipo específico de compra, de modo que não é possível generalizar — inclusive, a técnica omnichannel chega justamente para tentar atender a todas essas preferências.

A seguir, veja alguns dos desafios que mais preocupam as marcas de moda em relação à adaptação de seu comércio ao método multicanal.

Integrar e padronizar todos os canais

A padronização é uma maneira de garantir a identidade de uma marca e reforçar o seu profissionalismo diante de um cliente. Além disso, o omnichannel pede pela integração de canais, o que é uma dificuldade ainda maior.

Isso acontece porque um estabelecimento virtual, em nenhum momento, pode ser considerado como algo à parte da empresa física. Ou seja, o processo de gestão precisa estar integrado a todos os canais de vendas utilizados por uma marca.

Em outras palavras, é preciso que o cliente acesse qualquer plataforma em que uma empresa está inserida e perceba que se trata da mesma marca, do mesmo trabalho, do mesmo atendimento, entre outros aspectos.

Felizmente, existem softwares que conseguem integrar todas as áreas, como marketing, atendimento, vendas, logística, estoque, contabilidade etc., tornando a administração e os processos mais práticos.

Alinhar as operações de logística e estoque

Alinhar os sistemas de logística e estoque é outro procedimento que permite uma boa gestão do omnichannel. Caso um cliente queira trocar um produto que comprou na loja virtual no estabelecimento físico, por exemplo, é preciso que haja a peça disponível no estoque do local.

Além do mais, é importante que a mesma variedade presente nas plataformas digitais seja encontrada na loja física. Afinal, muitos consumidores têm a tendência de pesquisar uma roupa ou sapato na internet, mas preferem experimentar e concluir a compra no próprio estabelecimento.

Investir em tecnologia

Como visto, o uso de sistemas inteligentes ajuda a manter a boa gestão do omnichannel. No entanto, contratar esses serviços, treinar os funcionários e implementar essas ferramentas em cada área da empresa, muitas vezes, envolve um grande investimento, o que pode ser uma enorme dificuldade para as marcas que estão começando.

Ademais, é preciso realizar manutenções e adequações dos softwares e outras tecnologias utilizadas a fim de atender as necessidades de sua empresa e manter a integridade e a segurança do sistema de gestão, site e plataformas usadas no multicanal.

Atender as expectativas do cliente

Cada consumidor tem uma preferência maior por um tipo de canal. Além disso, novidades surgem a todo tempo e se adaptar às novas oportunidades também pode ser um grande desafio. Desse modo, é preciso estar se renovando periodicamente para que as expectativas dos clientes sejam atendidas.

Outro ponto importante é a necessidade de um canal de comunicação em que a opinião do consumidor possa ser ouvida ou que esteja disponível para receber sugestões de implementações que favoreçam a experiência de compra em sua marca.

A aplicação do omnichannel no varejo ainda apresenta diversos desafios que, para serem desconstruídos, necessitam de um bom investimento em tecnologia. Isso aponta a necessidade da moda se desenvolver junto às ferramentas digitais e trabalhar em conjunto, a fim de conduzir as marcas ao sucesso. Participar de feiras é outra estratégia para se manter atualizado e conhecer novos métodos eficientes.

Gostou deste post? Quer ficar por dentro das novidades? Então, acompanhe as nossas redes sociais! Estamos no Twitter, Facebook, LinkedIn e Instagram.